Portal Rede de Apoio à Mulher é selecionado para Congresso Nacional de Saúde

Iniciativa será apresentada em Goiânia, entre 16 e 19 de julho
Data de inclusão: 28/04/2023 16:48

O projeto “Portal Rede de Apoio à Mulher (RAM): Tecnologia e informação como estratégia de prevenção e cuidado” foi selecionado para representar o Município de Itajaí no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o tema “O SUS que Falta no Brasil”. A ferramenta, que foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia, será apresentada oralmente no evento de saúde pública, que é o maior da América do Sul e acontecerá entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).

O Portal Rede Apoio à Mulher será apresentado durante a 18ª mostra nacional “Brasil, aqui tem SUS”, que ocorre simultaneamente ao congresso. Ao todo, serão mostradas 500 experiências de todo país, que serão avaliadas pelo júri técnico para seleção dos vencedores.

"É uma satisfação enorme representar Itajaí na mostra nacional com o Portal RAM. Como sanitarista e profissional de saúde atuando na área da Vigilância das Violências, ver o reconhecimento de ações em saúde que têm como foco o enfrentamento e prevenção da violência no âmbito do SUS, é muito gratificante", ressalta Thamara Garcia Del Mir, psicóloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e coordenadora da RAIPSV.

Além do Portal Rede de Apoio à Mulher, o projeto “App Controle Dengue – Tecnologia, inovação e participação social no combate à dengue em Itajaí”, premiado na 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS, também será apresentado no Congresso Nacional. Os dois projetos representarão o Município de Itajaí e o Estado de Santa Catarina nacionalmente.

Sobre o Portal:

Portal Rede de Apoio à Mulher: É um recurso desenvolvido na plataforma GeoItajaí (arcGIS), que possibilita a geolocalização dos serviços e equipamentos da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência no Município. O serviço apresenta mapas interativos com informações para compreender o que são situações de violência contra as mulheres, quais os locais e os serviços que devem ser procurados em cada situação, a exemplo de como realizar um Boletim de Ocorrência, solicitar medida protetiva, entre outras orientações.

O recurso também conta com dados geoespaciais, endereços, telefones de contato e horários de funcionamento dos serviços e unidades de atendimento. O portal pode ser acessado pelo link redemulher.itajai.sc.gov.br.

O XXXVII Congresso Conasems acontecerá em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 19 de julho de 2023. Esse evento busca aprofundar as possibilidades e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de premiação acontecerá no auditório principal no dia 18 de julho.