Itajaí, Balneário e Navegantes solicitam apoio do Governo do Estado para obras de mobilidade, transporte e infraestrutura

Também foi entregue ofício com pedido de auxílio em relação à suspensão da pesca da tainha
Data de inclusão: 24/04/2023 19:45

Os prefeitos dos Municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes participaram nesta segunda-feira (24) de uma audiência com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. O encontro foi uma oportunidade para reivindicar o apoio do Governo do Estado para importantes projetos de mobilidade pública e urbana da região, transporte coletivo integrado e a construção do túnel entre Itajaí e Navegantes. Além do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, também estiveram presentes na reunião os prefeitos de Navegantes, Libardoni Fronza, e de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira.

“Esse encontro com o governador foi para que o Estado participe juntamente com os municípios desses projetos que terão financiamento do Banco Mundial. Seria muito importante esse apoio do Governo Estadual às iniciativas, que são de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Durante a audiência, foi encaminhada uma reunião técnica com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em data a ser agendada. A intenção é que os técnicos do Governo do Estado recebam neste encontro todas as informações a respeito dos projetos para que haja uma decisão sobre o apoio.

A principal iniciativa reivindicada ao Estado implantará uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da AMFRI com a utilização de veículos elétricos e reurbanização de vias. O Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR) prevê uma gestão consorciada e atenderá todas as cidades, com a implantação de corredores exclusivos, entre outras melhorias.

A outra proposta é a obra de um túnel imerso entre as cidades de Itajaí e Navegantes, baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá, que solucionará um grande problema de mobilidade entre os municípios. O projeto deve contemplar seis pistas de tráfego de veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada exclusivamente à mobilidade ativa com ciclovia e passeio para pedestres.

Novas obras e suspensão da pesca da tainha

Além do pedido de apoio ao Estado, o prefeito Volnei aproveitou o encontro para solicitar agilidade em obras importantes para a cidade, com aporte financeiro do Governo Estadual. São elas: binário de acesso à Murta, binário da avenida Osvaldo Reis e o acesso Sul à BR-101, por meio dos bairros Praia Brava e Canhanduba.

Além disso, o Município entregou ofício, em conjunto com o Sindipi e o Sitrapesca, sobre a suspensão da pesca da tainha pelo Governo Federal para a frota industrial e corte pela metade da cota para pesca artesanal. A medida deve impactar significativamente o setor pesqueiro do Sul do país. O ofício solicita que o Governo do Estado interceda junto à União e ao Supremo Tribunal Federal para cancelamento ou alteração dessa portaria.