Secretaria de Educação promove reunião sobre segurança com escolas credenciadas

Representantes de 57 unidades participaram do encontro na tarde desta segunda-feira (24)
Data de inclusão: 24/04/2023 17:04

A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta segunda-feira (24) uma reunião com representantes das 57 unidades de Educação Infantil credenciadas ao município. O objetivo do encontro foi apresentar as informações sobre o botão Alerta Escola e, também, as medidas de segurança já aplicadas por Itajaí a fim de garantir a proteção dos alunos e profissionais de ensino.

A reunião contou com profissionais da educação, tecnologia, forças de segurança, procuradoria e policiais militares. Ao longo da reunião, foram ressaltadas as informações sobre prevenção primária, tal como a importância de contratação, por parte das credenciadas, de segurança armada e a dinâmica do processo já realizado pelo município.

“Muitas das nossas unidades credenciadas contam com 100% dos nossos alunos da Rede Municipal. São crianças que frequentam esses espaços, a partir de um convênio, no qual o município compra as vagas na rede particular para atender à demanda da fila única. Então, queremos que essas creches sigam os mesmos moldes do que está sendo estabelecido para as nossas unidades de ensino”, explicou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

A expectativa é que o processo licitatório para a contratação de Segurança Armada para as unidades de ensino seja publicado no Jornal do Município nesta semana. Após a publicação, o prazo é de oito dias úteis para a contratação do serviço, junto à empresa vencedora do processo.

“Como o contrato do Município com as credenciadas é para a compra de vagas, entendemos que para aquelas que resolverem fazer a contratação de segurança armada, teremos que fazer um acréscimo nos contratos. Sugerimos, então, que as credenciadas acompanhem o processo licitatório para então voltarmos a conversar e ver a melhor forma para procedermos com a contratação do serviço para as unidades privadas conveniadas ao Município”, informou o procurador-geral Gaspar Laus.

A licitação prevê a contratação de 247 seguranças armados para as unidades de ensino da Rede Municipal.

Botão Alerta Escola

Durante o encontro, profissionais da Secretaria de Tecnologia também explicaram aos representantes das credenciadas sobre o Botão Alerta Escola, pioneiro na região e que já conta com mais de 200 unidades cadastradas, entre escolas públicas e privadas.

“O botão Alerta Escola é mais uma ferramenta que disponibilizamos para as unidades de ensino após a tragédia registrada em Blumenau. Até o momento, só tivemos uma ocorrência registrada, de um aluno que entrou em surto, sem maiores danos e a resposta da guarda foi imediata ao chamado”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Szynkaruk.

Reunião com unidades particulares

No dia 02 de maio, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar um encontro com as creches e escolas privadas do município para tratar sobre questões de segurança e também para explanar sobre o botão Alerta Escola. O encontro será às 14h30, no auditório da Secretaria de Educação.

Secretaria de Educação promove reunião sobre segurança com escolas credenciadas