Mais de 200 unidades escolares já aderiram ao aplicativo Alerta Escola em Itajaí

Ferramenta possibilita contato instantâneo com as forças de segurança
Data de inclusão: 24/04/2023 16:01

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias Municipais de Tecnologia (Setec) e de Segurança Pública, já credenciou mais de 200 unidades educacionais para utilização do botão Alerta Escola na cidade. A ferramenta possibilita que escolas e creches possam acionar rapidamente as forças de segurança em casos de emergência.

Dentre as unidades que instalaram o aplicativo, 121 são da Rede Municipal de Ensino, 58 são da rede credenciada e 7 são estaduais. Além disso, mais de 20 unidades privadas já sinalizaram interesse e estão no processo de credenciamento. O formulário para cadastro de unidades educacionais interessadas ainda está aberto, basta clicar aqui e preencher as informações solicitadas. Todas as unidades do município podem se cadastrar.

A ferramenta é uma iniciativa desenvolvida pela Setec e está vinculada ao Centro de Operações Integradas (COI), da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O aplicativo faz parte de uma série de medidas que estão sendo adotadas pelo Município de Itajaí para garantir a segurança nas escolas.

Alerta Escola

O Alerta Escola iniciou o funcionamento para toda rede municipal de ensino de Itajaí no dia 17 de abril. Em caso de emergência, basta acionar o botão e a viatura mais próxima ao local será enviada para atender a ocorrência. Ao todo, três dispositivos móveis em cada unidade têm acesso ao botão Alerta Escola.

Ferramenta é referência para outras cidades

Na tarde desta segunda-feira (24), a secretária de Educação do município de Ilhota, Andrea Cordeiro, participou de uma reunião com o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré. O objetivo do encontro foi conhecer melhor a ferramenta e estudar a possibilidade de inseri-lo no município vizinho.

“O Alerta Escola é muito interessante, uma saída rápida para tantos problemas e acontecimentos que estamos enfrentando nas escolas. A iniciativa de Itajaí foi muito rápida, além de emergencial. Isso serve para outros acontecimentos dentro das unidades que passavam despercebidos pela gente, mas agora precisamos estar muito mais atentos às situações”, comenta a secretária de Educação de Ilhota, Andrea Cordeiro.

O secretário Murilo Sodré ressalta a importância da tecnologia como aliada à segurança da população. “Temos diversas possibilidades com as ferramentas tecnológicas e ver o nosso aplicativo sendo referência para outras cidades, mostra que estamos realizando um bom trabalho”, pontua Sodré.