Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Vila da Regata de Itajaí já recolheu quase 4 mil quilos de recicláveis

Evento surpreende os visitantes pela limpeza e organização
Data de inclusão: 21/04/2023 18:29

Até o último domingo (16), quase quatro mil quilos de resíduos recicláveis foram recolhidos na Vila da Regata de Itajaí. O evento, além de oferecer diversas atrações gratuitas ao público, também tem conquistado os visitantes pela limpeza e organização das áreas. Para manter a eficiência das atividades, o espaço conta com uma equipe de 40 pessoas que são responsáveis pela manutenção externa e interna do Centreventos.

Ao todo, 3.767,65 quilos de recicláveis foram coletados e serão destinados à uma cooperativa de reciclagem, e 1.340,3 litros de lixo compostável também serão aproveitados por uma empresa especializada. Há, ainda, os rejeitos, que já somam 66 mil litros e serão encaminhados ao aterro sanitário. E, por fim, 1.152 litros de óleo de cozinha se transformarão em sabão e biodiesel.

Dentre os principais pilares do evento, está a sustentabilidade e, por isso, na Vila da Regata de Itajaí não é permitido o uso de plástico descartável, ação que reduz significativamente a quantidade de resíduos e facilita o trabalho da equipe de manutenção. Em aproximadamente 30 minutos após o fim do evento, toda a área é limpa para o dia seguinte.

“Em um evento zero plástico a própria percepção de sujeira muda. Em eventos com uso de plásticos descartáveis, o pessoal acaba jogando copo no chão, as lixeiras ficam cheias rapidamente e isso gera um aspecto de desorganização”, explica o diretor executivo da Secretaria de Turismo e Eventos, Darlan Martins Júnior.

Para garantir que todo esse resíduo seja destinado corretamente, a Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, juntamente com o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), criaram um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além da separação e descarte dos materiais, o plano prevê o treinamento da equipe de limpeza e o manejo dos resíduos na área da festa.

“No planejamento identificamos quatro categorias de resíduos: recicláveis, rejeitos, compostáveis e óleo de cozinha. Todos são coletados e destinados de forma ambientalmente correta por empresas habilitadas e licenciadas para o serviço”, explica a gestora de resíduos da The Ocean Race e técnica ambiental do INIS, Vivian Schmidt dos Santos.

Cuidados que se estendem ao rio

Além de todos os cuidados com a manutenção na Vila da Regata de Itajaí, a organização também se preocupa com a limpeza do Rio Itajaí-Açu, onde ficam ancorados os barcos competidores. Diariamente, equipes realizam a limpeza do píer, porém, com a correnteza, os resíduos lançados ao longo do curso do rio, nas cidades por onde ele passa, acabam afetando a região da foz.

“O pessoal vê esse resíduo e pensa que é do evento ou que não cuidamos do rio. Mas, mesmo com as medidas que tomamos, não conseguimos eliminar 100% desse problema porque diariamente chegam novos resíduos com a correnteza. Infelizmente, as pessoas ainda seguem descartando o lixo irregularmente”, observa Darlan.

Para minimizar esse impacto, foram instaladas barreiras flutuantes próximo ao cais. Os resíduos que ficam presos neste bloqueio são recolhidos por uma equipe do evento.

Compromisso com o meio ambiente

As ações de limpeza no rio são realizadas constantemente pelo Município e não apenas quando há eventos. A cidade foi pioneira no Brasil a assinar a Carta Compromisso Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU), na última passagem da The Ocean Race.

Uma dessas iniciativas é o projeto Juntos Pelo Rio, iniciado na primeira parada da maior regata transoceânica do mundo em Itajaí. A ação mobiliza anualmente voluntários para um dia de limpeza e conscientização sobre o rio e os oceanos. O projeto está em sua 10ª edição e é organizado pelo Semasa, em parceria com Superintendência do Porto de Itajaí e profissionais do INIS.

Ao longo das edições, o Juntos pelo Rio recolheu mais de 90 toneladas de resíduos dos rios da cidade. Além disso, frequentemente, o INIS realiza mutirões de limpezas nas praias do município. No entanto, é fundamental que a população colabore e faça sua parte, tenha consciência e descarte corretamente os resíduos.  

Imagens relacionadas

Vila da Regata de Itajaí já recolheu quase 4 mil quilos de recicláveis
Vila da Regata de Itajaí já recolheu quase 4 mil quilos de recicláveis
Vila da Regata de Itajaí já recolheu quase 4 mil quilos de recicláveis
Vila da Regata de Itajaí já recolheu quase 4 mil quilos de recicláveis
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí