Unidades escolares de Itajaí realizam movimentos pela paz nesta quinta-feira (20)

Vários gestos de carinho foram registrados ao longo do dia entre alunos, famílias e profissionais
Data de inclusão: 20/04/2023 16:06

Unidades de ensino da Rede Municipal organizaram uma série de ações pela paz ao longo desta quinta-feira (20). Dia da Compaixão, do Amor e da Gratidão, 20 de abril foi celebrado por crianças, alunos, professores e demais funcionários da Educação de Itajaí, que trocaram presentes, cartas, flores ou simplesmente um abraço. A data também recebeu reforço nas rondas preventivas realizadas pelas forças de segurança do município. A medida foi adotada em virtude do compartilhamento de informações falsas via redes sociais que alertavam a população sobre possíveis ameaças neste dia.

Com mensagens pedindo paz e respeito nas escolas e ressaltando que Fake News é crime, o Centro de Educação Infantil (CEI) Ana da Silva Fontes, do bairro Cordeiros, recebeu os alunos com a presença da personagem Leiloca. “Hoje nossas crianças foram recebidas de uma forma diferente, porque é inaceitável o terrorismo que muitas pessoas andam disseminando pelas redes sociais através de notícias falsas”, declarou a secretária do CEI, Leila de Souza.

No CEI Lausimar Laus, também do Cordeiros, toda a equipe usou uma camiseta branca para simbolizar a paz. As famílias também foram recepcionadas com um coração de balões, que foi colocado no portão de entrada da unidade. “Durante todo o dia estamos realizando ações que remetem ao amor, carinho e resiliência. Através de gestos como troca de abraços, palavras positivas, cartões, flores, chaveiros e balões brancos. Também tivemos contação de história com a professora Elis Maria, que encantou a criançada, trazendo ainda mais alegria para o ambiente escolar”, relatou a diretora do CEI Thatiane dos Santos Dagnese.

Já no CEI Henrique Marques, do bairro São Roque, familiares e crianças foram convidados a realizar um gesto de carinho e gratidão com algum profissional da unidade e também com outros alunos. Em casa, muitas famílias criaram presentes, cartas e cartazes para entregar ao longo de todo o dia na unidade.O espaço ainda ganhou decoração especial para celebrar a data.

“Espalhamos várias frases pelo nosso CEI com o objetivo de disseminar o amor e a paz entre todos que aqui convivem. Tivemos uma criança, o João Pedro, que nos trouxe muita alegria com seu gesto de carinho. Ele encontrou uma florzinha e todo gracioso entregou para uma amiga, que retribuiu com um belo sorriso e brincou durante todo o tempo de parque segurando seu presente”, destacou a diretora do CEI, Renata Coelho Büchele.

No Centro de Educação Infantil Alzira Winter, da Itaipava, todos se uniram usando roupas e balões brancos. A direção preparou momentos com músicas calmas e vídeos com imagens das vivências e experiências positivas realizadas pelos grupos do CEI como forma de promover reflexões sobre a importância das demonstrações de afeto na comunidade escolar.

No Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Ângela Dalçoquio de Souza, do Imaruí, os alunos foram recebidos com um coração branco e a secretária da unidade, Raquel Moretti, fez uma releitura da obra de Romero Brito: O abraço. “Estamos cultivando a paz e sabemos que é possível, basta acreditar e acionar o olhar afetivo”, disse a diretora Verônica Bitencourt.

A Escola Básica Cívico-Militar Melvin Jones, do bairro Cordeiros, também decorou a sua fachada com balões brancos e a palavra paz. Ao longo do dia, várias ações foram realizadas sobre a temárica envolvendo estudantes, professores e funcionários da escola.

Concurso Paz em Cena

Outra iniciativa, promovida pela Escola Básica Maria Dutra Gomes, foi o lançamento do concurso Paz em Cena, que incentiva alunos a produzirem cartazes e vídeos para mostrar como a cultura da paz pode transformar realidades e fazer a diferença. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 03 de maio e os melhores serão premiados com cinema e passeio, no dia 05 de maio, quando acontecerá a grande final. A unidade também produziu um vídeo incentivando os alunos a falarem mais “eu te amo” aos pais. Para conferir o material, é só clicar aqui.

"O projeto Paz em Cena vem em resposta à realidade atual das escolas brasileiras. É necessário agir de forma preventiva e combater a violência antes que ela se instale na nossa comunidade escolar. O concurso visa desenvolver a cultura da paz e promover a conscientização sobre a importância da não-violência, envolvendo não só os alunos, mas também os professores e familiares, numa ação conjunta e integrada pela construção de um ambiente escolar seguro e saudável", explicou o diretor da unidade, Paulo Sérgio Cabral.

Mais de 80 agentes de segurança reforçaram ações nesta quinta-feira

As ações pela paz nas escolas foram acompanhadas por uma grande operação preventiva organizada, em conjunto pela Secretaria de Segurança de Itajaí e as Polícias Civil e Militar, nesta quinta-feira (20). Mais de 80 agentes atuam, até o fim do dia, no monitoramento das entradas e saídas de alunos nas escolas e creches da cidade.

Ao todo, a força-tarefa contou com 45 agentes da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito, além de 24 policiais militares e 12 policiais civis.

“Na quarta-feira, fizemos uma reunião com o delegado regional, Márcio Colatto, e o Major Ciro, comandante da PM de Itajaí, para reforço da segurança nesta quinta, mesmo constando que as ameaças se tratavam de fake news. Dobramos o efetivo diário da GM e todos os delegados fizeram uma força-tarefa. A PM também destacou guarnições especiais, fardadas e à paisana, para dar apoio neste dia. E o resultado foi uma grande operação preventiva”, afirma o secretário de Segurança de Itajaí, Marcelo Szynkaruk Junior.