Espetáculo de Boi de Mamão aborda poluição dos rios em apresentação na Vila da Regata

Musical da Escola Básica Aníbal César deve ser apresentado para mais de 400 alunos nesta quarta (19) e quinta-feira (20)
Data de inclusão: 19/04/2023 18:19

O espetáculo “A Turma do Boi de Mamão Contra a Poluição” teve a sua primeira apresentação na Vila da Regata de Itajaí na tarde desta quarta-feira (19). A atração tem nova agenda nesta quinta (20), às 15h, no mesmo local. O musical é aberto para toda comunidade, mas tem como foco principal os estudantes, em especial, os da Rede Municipal de Ensino.

“Vim com a minha turma do terceiro ano e estamos adorando esse dia diferente aqui na Vila da Regata. Já conhecemos vários espaços, ganhamos copo ecológico e agora quero assistir a esse teatro. Acho que vai ser muito legal”, disse a estudante Sofie Bona de Araújo Montegutte, da Escola Básica Prefeito Alberto Werner.

O espetáculo, produzido e musicado pelos professores da Educação Integral da Escola Básica Aníbal, César conta com 26 atores, alunos da unidade. O enredo conta a história do boi que cai ao chão quando bebe a água poluída do rio. A turma do Boi de Mamão, após um diálogo com o sábio pescador (que adverte sobre a poluição dos rios e mares), realiza um mutirão de limpeza para despoluir rios e mares. Crianças voltam a jogar lixo no chão, irritando a Bernunça. A professora chega para dialogar com a Bernunça sobre a importância da conscientização e, então, as crianças recolhem o lixo que jogaram no chão. Ao fim do mutirão de limpeza, a água volta a ficar limpa. O boi, que estava caído no chão, recebe água e se levanta.

“O nosso objetivo com o teatro musical é trazer à consciência a necessidade da preservação do ambiente em nossa vida, como ecossistema. A intenção é promover o despertar da responsabilidade de cada pessoa como agente cultural nas mudanças de práticas da comunidade com o meio ambiente, por meio do resgate da cultura popular local”, destacou a diretora-geral do espetáculo, professora Morgana Tillmann.

As músicas que compõem a apresentação podem ser ouvidas nas plataformas de áudio e também no Youtube. Para conferir, é só clicar aqui. A intenção da organização do espetáculo é lançar um livro no segundo semestre deste ano com o enredo do musical.

“Além de atuar no espetáculo, a gente aprende que não devemos jogar lixo no chão, cuidar do meio ambiente e a importância da reciclagem”, relatou a estudante e narradora da peça, Angélica Schoping. “Também aprendemos a respeitar ao próximo e a natureza”, complementou a estudante e atriz, Taffiny Neves.