Itajaí terá aulas normais e movimentos pela paz nesta quinta-feira (20)

Município também intensificou rondas preventivas e expandiu a implementação do botão Alerta Escola, pioneiro na região
Data de inclusão: 19/04/2023 17:35

O Município de Itajaí manterá normalmente as aulas da Rede Municipal de Ensino nesta quinta-feira (20) e realizará movimentos pela paz em unidades escolares. Para garantir a segurança de alunos e profissionais da Educação, o Município também seguirá com a intensificação das rondas preventivas e com a implementação do botão Alerta Escola, pioneiro na região, em escolas da rede credenciada, estadual e privada.

A decisão de manter as aulas foi discutida com as forças de segurança do município, já que as ameaças relacionadas a 20 de abril foram comprovadas pelas autoridades policiais como Fake News, compartilhamento de informações falsas via redes sociais.

“Para esta quinta-feira, em especial, alinhamos um trabalho junto às Polícias Militar e Civil, para que em conjunto com a Guarda Armada possamos fazer rondas em todas as unidades escolares do Município. Teremos tanto policiais fardados quanto à paisana realizando essas ações. A população pode ficar tranquila, pois estaremos em rondas constantes pelas escolas”, declarou o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Szynkaruk Junior.

Unidades de ensino da Rede Municipal também organizarão nesta quinta (20) uma série de ações pela paz. A Escola Básica Cívico-Militar Melvin Jones, do bairro Cordeiros, já decorou a sua fachada com balões brancos e a palavra paz. No Centro de Educação Infantil (CEI) Henrique Marques, do bairro São Roque, as famílias, crianças e funcionários foram convidados para exercer um gesto de carinho/gratidão durante o dia. O objetivo é promover uma reflexão sobre a importância de demonstrações de afeto na comunidade escolar.

Já a Escola Básica Maria Dutra Gomes lançou o concurso Paz em Cena, no qual incentiva alunos a produzirem cartazes e vídeos para mostrar como a cultura da paz pode transformar realidades e fazer a diferença. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 03 de maio e os melhores serão premiados com cinema e passeio.

Ações continuam

Nesta semana, profissionais da Educação, representantes do Conselho Municipal de Educação (COMED), da Assistência Social e do Conselho Tutelar estiveram reunidos com as forças de segurança do município (Guarda Municipal e Polícia Militar). Foram levantadas ações em andamento e prospectadas novas mobilizações envolvendo alunos, profissionais da Educação e famílias.

“O intuito desses encontros é promover ações em rede de orientação e prevenção, além de discutir, refletir, propor e difundir estratégias e políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. É um trabalho constante, inclusive, já temos uma próxima reunião agendada com o GT de segurança escolar para o dia 02 de maio, na Secretaria de Educação, quando será validado o plano de ação para o ciclo orientativo de sensibilização e prevenção para as unidades escolares”, informou o diretor executivo da Secretaria Municipal de Educação, Julio da Silva.

Itajaí terá aulas normais e movimentos pela paz nesta quinta-feira (20)