Projeto Sail a Future aborda sustentabilidade através da arte na The Ocean Race Itajaí

Ação permite que crianças pintem e deixem mensagens em velas durante o evento
Data de inclusão: 19/04/2023 08:41

Iniciativa da The Ocean Race, o projeto Sail a Future (Velejar o Futuro) envolve as crianças que visitam a Vila da Regata em Itajaí. A ação, desenvolvida pela artista plástica holandesa, Hetty Van der Linden, aborda a sustentabilidade através da arte e da pintura das velas de embarcações. O projeto roda o mundo pelas paradas da maior corrida transoceânica do mundo, recicla velas de plástico e auxilia ações ambientais.

A atividade busca dar expressão às crianças, que podem escrever cartas para os oceanos e pintar as velas de navios veleiros. "As crianças hoje sabem muito, aprendem muito e estão muito preocupadas com o futuro deles. Os pequenos não têm voz nem voto, não tem um poder político para mudar o mundo. Nós, os mais velhos, temos que parar e conscientizar as crianças, e dar a elas ferramentas para fazerem algo, como o pincel e a voz", afirma a artista Hetty Van der Linden.

Outra ação desenvolvida no projeto é a reciclagem de velas de plástico, que são tradicionalmente usadas nos veleiros. O resultado dessa reutilização são bolsas de plástico que posteriormente são vendidas. O dinheiro arrecadado pelo projeto é utilizado para auxiliar causas sustentáveis, como a limpeza de praias e o desenvolvimento de transportes ecológicos.

Coordenadora do projeto, a holandesa Hetty herdou essa ação de um pintor italiano com quem trabalhou junto. Inicialmente a ideia era praticar a arte pela arte. Em contato com a The Ocean Race e os pilares de sustentabilidade do evento, a ação ganhou um novo foco. Mais de 20 artistas plásticos, convidados pela coordenadora, vão participar da atividade que acontece até o dia 23 de abril, em Itajaí.

O projeto ocorre das 14h às 17h na The Ocean Race Itajaí. O principal público são as crianças do programa de Visitação Escolar e os visitantes da Vila da Regata. As velas que são pintadas viajam o mundo em exposições, principalmente pelas cidades-sede da corrida. O projeto acontece no espaço ao lado da exposição “The Race Boat Experience” e é gratuito.

Exposição do navio veleiro Cisne Branco

Além disso, o projeto Sail a Future, em parceria com a Marinha do Brasil, pintou uma vela doada pelo navio veleiro Cisne Branco. A embarcação estará aberta para visitação do público em Itajaí no próximo sábado (22), das 10h às 18h, na sede da Delegacia da Capitania dos Portos.