INIS inicia ações do projeto Transporte para uma Nova Era

Atividades são realizadas com estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí
Data de inclusão: 17/04/2023 16:58

Muitas perguntas, descobertas e aprendizado marcam as atividades do projeto “Transporte para uma Nova Era”. Organizado pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a iniciativa consiste em ações que promovem a consciência ambiental para estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Com 48 unidades escolares do município participantes, o projeto proporciona vivências em ambientes naturais, fora das escolas. “Nosso propósito é tirar os estudantes de dentro das salas de aulas e promover momentos de aprendizado com visitas guiadas, onde eles podem ter a percepção da importância do meio ambiente e saber como podem contribuir com a preservação e a sustentabilidade”, afirma Mariana Carprara, educadora ambiental do INIS.

Escolas municipais e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs) podem agendar as atividades com os estudantes, que são realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras. Por semana, são oferecidas seis visitas, nos períodos matutino e vespertino. Os estudantes são recebidos no Viveiro de Mudas Nativas e, em breve, poderão visitar também o Parque Natural Municipal do Atalaia. O projeto oferece transporte, alimentação e material didático para os estudantes. Os recursos para a execução das atividades são custeados pelo INIS, através do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O projeto tem capacidade de atender cerca de 180 estudantes por semana, uma média de 720 por mês. As atividades práticas se estendem até novembro de 2024. “Nossa equipe tem expertise e está preparada para realizar esse trabalho com os estudantes de Itajaí. Queremos com esse projeto transformar a consciência ambiental das crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade. Sabemos que só com educação é que podemos mudar práticas que prejudicam o meio ambiente”, argumenta Mario Cesar Angelo, diretor do INIS.

Estudantes aprendem sobre temas ambientais

Durante as visitas, os estudantes são provocados a refletir sobre os ecossistemas, tipos de vegetação, unidades de conservação, fauna e flora, germinação de sementes, produção de mudas, sustentabilidade socioambiental, entre outros assuntos. No viveiro, eles podem colocar a mão na terra e aprender sobre todo o processo de produção de mudas que são usadas no plantio de áreas públicas ou que são doadas para a comunidade.

“Além de visitar a nossa estufa, os estudantes aprendem como transplantar uma muda de árvore, tudo isso é feito com muito cuidado para que a plantinha possa se desenvolver depois e para que o estudante aprenda o quanto é importante plantar e preservar a natureza”, destaca Mariana.

As visitas são guiadas pelos educadores ambientais do INIS e tem duração de pouco mais de uma hora. Para este semestre, é possível fazer agendamento de visitas para os meses de maio, junho e julho. A escola interessada precisa preencher o formulário, disponível para download no fim desta página. Depois, deve encaminhar o formulário para o e-mail: viveiro.inis@itajai.sc.gov.br. A visita será confirmada quando a solicitação for respondida. São aceitas somente turmas com no máximo 40 estudantes. Mais informações no telefone: (47) 3349-7255.

O projeto “Transporte para uma Nova Era” demonstra o compromisso do INIS com a Educação Ambiental, para formar cidadãos mais comprometidos com o meio ambiente.

INIS inicia ações do projeto Transporte para uma Nova Era