Município de Itajaí fará cadastro de famílias do Portal 1 atingidas por enxurrada do dia 23 de março

Ação da Assistência Social ocorre nesta terça-feira (18) e busca disponibilizar auxílio emergencial temporário para famílias
Data de inclusão: 17/04/2023 12:21

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza nesta terça-feira (18) o cadastramento de famílias do loteamento Portal 1, atingidas pela enxurrada do dia 23 de março, para disponibilizar auxílio emergencial temporário a essa comunidade. O projeto de lei que cria o benefício foi aprovado na última quinta-feira (13) pela Câmara de Vereadores. A proposta deve contemplar cerca de 800 famílias, com o propósito de reduzir o impacto social e econômico causado pelas fortes chuvas.

O auxílio vai beneficiar com parcela única de R$ 3 mil as famílias moradoras do Portal 1 e áreas adjacentes, comprovadamente atingidas pelas chuvas através de laudo da Defesa Civil de Itajaí. O valor deve garantir condições e meios para atender demandas alimentícia, de higiene, limpeza, mobiliário e imobiliário.

“A intenção é reduzir as consequências causadas pelas fortes chuvas de 23 de março. Esse auxílio emergencial é um suporte neste momento de reestruturação para as famílias atingidas”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Como vai funcionar

A Secretaria de Assistência Social vai realizar nesta terça-feira (18), das 9h às 18h, visitas nas casas atingidas no Portal 1. É importante que a comunidade esteja atenta, portando documento de identificação e comprovante de residência. Através do cadastro realizado pelas assistentes sociais será possível controlar e organizar a entrega do benefício. Em caso de chuva as visitas serão transferidas para o dia seguinte, quarta-feira (19).
Após finalizar esta etapa de cadastramento, os beneficiários serão informados sobre como deverá acontecer o pagamento. Os recursos utilizados para este auxílio são provenientes da antecipação de R$ 2,5 milhões do duodécimo que a Câmara de Vereadores de Itajaí tem direito no orçamento para 2023.

Auxílio à comunidade

A forte chuva da madrugada de 23 de março, segundo dados da Defesa Civil, atingiu 195 milímetros em menos de oito horas. Todos os serviços e reparos necessários foram executados pelas equipes da Prefeitura logo após a enxurrada, buscando minimizar os transtornos à comunidade. O lugar mais atingido na época foi o loteamento Portal 1 e áreas próximas.

Além de reparos nas vias, o Município mobilizou uma força-tarefa para entrega de cerca de 600 kits de limpeza às famílias atingidas pelas fortes chuvas. Moradores foram beneficiados com a ação, que teve como objetivo auxiliar a comunidade na recuperação dos imóveis. Cada família recebeu um kit com itens para limpeza doméstica, como água sanitária, desinfetante, vassoura, rodo, sabão em pó, pano de chão, luvas, esponja, entre outros.

A Secretaria de Assistência Social também prestou todo auxílio necessário às famílias atingidas, com o encaminhamento dos casos que precisam de outros benefícios sociais.