6º Encontro Internacional de Etnias movimenta Vila da Regata de Itajaí

Delegações de sete países apresentaram-se neste sábado (15), na The Ocean Race
Data de inclusão: 15/04/2023 18:29

O colorido e as danças apresentadas por grupos artísticos do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru foram destaques da tarde deste sábado (15), na The Ocean Race Itajaí. O 6º Encontro Internacional de Etnias, sediado na cidade de 13 a 15 de abril, encerrou com um desfile e shows de danças típicas, no Palco Gastronomia da Vila da Regata. O público prestigiou e se surpreendeu com as atrações interpretadas por 180 artistas.

Na quinta (13) e na sexta-feira (14), as apresentações aconteceram em escolas do município. Sábado (15), esta edição do festival encerrou em Itajaí no Centreventos, com desfile das delegações e coreografias típicas.

A advogada Daniela Branco prestigiou o evento: “Estas apresentações foram uma grata surpresa. É um enriquecimento e uma valorização cultural, adorei conhecer as tradições destes países”, revelou. Já Tania Aparecida Teixeira, residente em Blumenau, se surpreendeu com o que viu na cidade. “É a primeira vez que venho na regata. Está tudo lindo, amei as apresentações. Valeu muito a pena vir”, disse.

Para Normélio Pedro Weber, superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, esta edição do Encontro de Etnias foi ainda mais especial em Itajaí por integrar a programação da The Ocean Race. “O colorido, os trajes e as danças apresentadas mostram a riqueza das manifestações populares e também a história dos países representados. Nesta edição, em especial, além das apresentações nas escolas, o encontro veio para dentro deste evento internacional tão importante”, ressaltou.

O secretário de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, falou sobre Itajaí sediar dois eventos internacionais ao mesmo tempo: “Estamos num evento que mostra Itajaí para o mundo todo e poder receber aqui na cidade um segundo evento internacional como o Encontro de Etnias é algo extremamente importante, porque promove e fomenta a cultura brasileira e de outros seis países da América do Sul e Central”.

O Encontro de Etnias é uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e AIFL. Em Itajaí, a iniciativa ocorreu com o apoio do Município de Itajaí, por meio de Fundação Cultural, Câmara Setorial de Culturas Populares vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, e Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.

6º Encontro Internacional de Etnias movimenta Vila da Regata de Itajaí