App Controle Dengue é premiado e representará Itajaí em congresso nacional

Iniciativa será apresentada em Goiânia, entre 16 e 19 de julho
Data de inclusão: 13/04/2023 17:27

O aplicativo Controle Dengue foi selecionado para representar o Município de Itajaí no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o tema “O SUS que Falta no Brasil”. O app foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Tecnologia do município. Este é o maior evento de saúde pública da América do Sul e acontecerá entre os dias 16 e 19 de julho, no Centro de Convenções de Goiânia (GO).

“Estamos muito orgulhosos do reconhecimento que o App Controle Dengue recebeu na 5ª Mostra Catarinense e estamos animados para representar o nosso estado na mostra nacional. Este aplicativo é um exemplo da força da colaboração entre as nossas equipes de tecnologia e saúde, e prova que podemos usar a tecnologia para promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Esperamos que a nossa participação na mostra nacional inspire outras cidades e estados a investirem na tecnologia como uma ferramenta para enfrentar desafios de saúde pública”, destaca o secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré.

A 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril nos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão. O evento integrou o 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e premiou os melhores trabalhos com uma vaga na conferência nacional. O projeto do Município “App Controle Dengue – Tecnologia, inovação e participação social no combate à dengue em Itajaí” ficou entre os 20 selecionados na mostra catarinense.

O congresso nacional estará repleto de atividades, como Feira SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS e painéis técnicos. A Mostra nacional “Brasil, aqui tem SUS” terá a apresentação de 500 experiências que serão avaliadas pelo júri técnico para seleção dos vencedores.

Sobre o Controle Dengue

O aplicativo tem a função de auxiliar os agentes de endemias de Itajaí na coleta de informações durante o trabalho de campo, além do monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti. Anteriormente, o formulário era no papel, agora, após preencher os dados de forma digital, eles são enviados automaticamente para o sistema do Ministério da Saúde. O app automatizou e otimizou esse processo.

O XXXVII Congresso Conasems acontecerá em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 19 de julho de 2023. Esse evento busca aprofundar as possibilidades e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de premiação acontecerá no auditório principal no dia 18 de julho.

App Controle Dengue é premiado e representará Itajaí em congresso nacional