Botão Alerta Escola começa a funcionar na segunda-feira (17)

Diretoras e secretárias de unidades escolares terão acesso ao dispositivo que aciona imediatamente uma viatura para dar suporte em ocorrências
Data de inclusão: 13/04/2023 17:26

Começa a funcionar nesta segunda-feira (17) o botão Alerta Escola nas unidades escolares de Itajaí. Diretoras e secretárias que terão acesso à ferramenta, desenvolvida para acionar uma equipe de segurança em casos de emergência, receberam na tarde desta quinta-feira (13) um treinamento para utilizar o aplicativo, que ficará disponível em telefones celulares.

“O nosso objetivo com esse aplicativo é ter mais uma ferramenta de apoio entre as escolas e as forças de segurança. O botão Alerta Escola estará cadastrado em três celulares diferentes em cada unidade e, após acionado, imediatamente as equipes de segurança se deslocarão até o local”, explica o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Tecnologia, faz parte da série de medidas que estão sendo adotadas pelo Município para garantir mais segurança nas escolas. O botão Alerta Escola estará vinculado ao Centro de Operações Integradas (COI) da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

“Estamos com todas as nossas equipes atentas, trabalhando em sintonia com as forças policiais e fazendo tudo para que a comunidade escolar, pais, alunos e professores, se sinta segura. Essa medida de segurança foi desenvolvida em caráter de urgência e será executada, junto com várias outras ações que estão em andamento”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Segurança armada e rondas preventivas

Além do Alerta Escola, o Município de Itajaí vai contratar emergencialmente segurança armada para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A Secretaria de Educação já iniciou o levantamento do quantitativo de profissionais necessários para realizar o serviço, bem como os custos para essa contratação emergencial.

A secretária municipal de Educação, Elisete Furtado, ressalta a necessidade de protocolos a serem seguidos para que todos estejam bem orientados diante dessas situações atípicas.
“Estamos trabalhando em conjunto com as forças de segurança e demais secretarias do município de maneira que possamos garantir que nossas crianças continuem estudando com segurança na rede municipal de ensino de Itajaí”, pontua.

Ainda durante a reunião com os diretores e secretários escolares, os profissionais de segurança explicaram o que fazer diante de situações de emergência e pânico.

Também já foram intensificadas as rondas preventivas no entorno de escolas e creches do município. A Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, iniciou a ação na segunda-feira (10), com o intuito de monitorar e rastrear todas as áreas sensíveis. Outra medida, é um projeto de mapeamento digital com câmeras de reconhecimento facial, no qual serão monitoradas as entradas e saídas dos alunos.

Está em andamento ainda o levantamento de vulnerabilidade das estruturas de cada escola. Com este relatório, serão identificados locais que necessitam de melhorias, como muros mais altos, reparos, entre outras ativações que garantam maior segurança dos estudantes.

Concurso Cultura de Paz

Durante a reunião, a secretária de Educação anunciou um novo projeto que será desenvolvido em todas as unidades escolares do município. “Estamos preparando as diretrizes do Concurso Cultura de Paz onde diversas atividades serão trabalhadas nas escolas a fim de espalharmos as boas práticas que podemos aplicar no dia a dia na escola, em casa e multiplicar para todos os locais, são atividades simples, mas que fazem a diferença”, finaliza a secretária Elisete Furtado.

Botão Alerta Escola começa a funcionar na segunda-feira (17)