Distribuição de água gratuita pelo Semasa contribui para evitar plástico na The Ocean Race Itajaí

Autarquia instalou três pontos de hidratação pela Vila da Regata e dois bebedouros para pets
Data de inclusão: 13/04/2023 16:59

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa) está presente na parada brasileira da maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race, em diversas ações voltadas às práticas de sustentabilidade. O evento, que deve atrair 500 mil pessoas até o dia 23 de abril, é zero plástico, o que implica em eliminar a venda de garrafas de água.

“O Semasa assumiu a responsabilidade de fornecer água gratuitamente aos visitantes e isso requer toda uma estrutura de tubulações recentemente instaladas na Vila na Regata. A autarquia executou um novo mapa de redes para abastecer os pontos de distribuição, onde ficam os bebedouros”, observa o diretor geral, Rafael Luiz Pinto.

A água gelada e filtrada é distribuída em três pontos de hidratação na área externa do Centreventos, sendo um ao lado da Central de Copos, um próximo ao Planetário e outro presente no Sail Garden, espaço destinado às bebidas. Na estrutura interna, o público é servido por uma equipe de auxiliares. O visitante Fabrício Firmino vê outras vantagens para além da hidratação garantida. "É bem relevante e importante a distribuição de água gratuita para podermos reutilizar os copos e evitarmos mais embalagens plásticas", diz.

Legado de ação adotada em eventos anteriores, a distribuição de água gratuita pelo Semasa deve resultar na redução do descarte de aproximadamente 300 mil garrafas plásticas na natureza. “Estar presente num evento sustentável tem tudo a ver com o propósito do Semasa. Acreditamos que a The Ocean Race provoca a reflexão sobre o uso do plástico e seu impacto no meio ambiente. Para ter água para beber é preciso mudar comportamentos com relação ao planeta que vivemos”, pondera a Relações Públicas do Semasa, Natália Simões Pires da Costa.

No evento, ainda há dois pontos de hidratação para pets. O equipamento conta com um recipiente para que os cães possam beber água à vontade.

A iniciativa é impulsionada pela sustentabilidade social e ambiental: o cuidado pela hidratação e conforto de todas as pessoas e animais presentes na Vila da Regata se unindo com a filosofia da The Ocean Race pela proteção da saúde e direitos dos oceanos. Neste ano, esse cuidado está presente na campanha “One Blue Voice” (ou “Uma Voz Azul”), que trata sobre os vínculos do ser humano com os oceanos e a conscientização em relação aos impactos ambientais. Em 2018, durante a realização da Volvo Ocean Race, Itajaí assinou a Carta Compromisso de Mares Limpos, com a Organização das Nações Unidas (ONU) e passou a adotar medidas para reduzir o consumo do plástico. As iniciativas são coordenadas pela Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo no Mar.

A proposta de uma The Ocean Race sem plástico foi aprovada pela visitante Caroline da Silva, que trabalha na parada brasileira pela primeira vez. "Eu acho muito legal a iniciativa de não uso de plástico. Como o evento é voltado para a questão da preservação do oceano, é o momento de colocar em prática a conscientização sobre como este material pode ser prejudicial. E eu mesma nunca havia participado de nenhum outro evento livre de plástico antes", afirma.

Para consumir água ou qualquer outra bebida na The Ocean Race Itajaí, o visitante deve adquirir copos ecológicos, substitutos das garrafas e de copos de plástico descartável. O copo de uso contínuo é vendido na Central de Copos, com o valor de R$ 8, que funciona no sistema caução - ou seja, pode ser devolvido com reembolso após o uso ou ser levado de recordação.