Aviso de pauta: The Ocean Race Summit Itajaí acontece na próxima terça-feira (18)

Evento é exclusivo para imprensa e convidados e contará com painéis de debate sobre sustentabilidade e os direitos dos oceanos, dos indígenas e da natureza
Data de inclusão: 12/04/2023 10:23

A Vila da Regata de Itajaí sedia na próxima semana o The Ocean Race Summit. O evento, organizado pela The Ocean Race com apoio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), destacará a importância de reconhecer os direitos dos oceanos, dos indígenas e da natureza, além do valor do esporte na conscientização sobre a saúde e sustentabilidade. A iniciativa ocorrerá na terça-feira (18), das 14h às 17h, no espaço Sailors Terrace, para imprensa e convidados. Neste dia, a Vila da Regata não estará aberta ao público.

O credenciamento da imprensa para participar do The Ocean Race Summit deve ser feito pelo e-mail beatriz.beeckmans@theoceanrace.com. É necessário enviar os dados pessoais e o veículo de comunicação que representa.

The Ocean Race Summit Itajaí faz parte de uma série de eventos que reúnem as perspectivas únicas dos velejadores que têm experiências inigualáveis no oceano. Eles são os impulsionadores de novas medidas e compromissos para enfrentar e combater os graves problemas que temos nos mares.

Programação

A programação do The Ocean Race Summit Itajaí contará com a presença do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e do CEO da The Ocean Race, Richard Brisius, além de uma mensagem em vídeo do Primeiro Ministro de Cabo Verde, na África, Ulisses Correia e Silva. A secretária nacional de Direito Ambiental do Ministério dos Povos Originários, Eunice Kerexu, também estará presente no evento.

Durante a ação, haverá três painéis de debate. O primeiro inicia às 14h30 com a temática Oceano Antártico: políticas e proteção. Estarão presentes, neste momento, o velejador brasileiro Torben Grael, o capitão das expedições pela Antártida e membro da equipe de terra da 11th Hour Racing, Damian Foxall, o capitão da equipe Holcim-PRB, Kevin Escoffier, e o conselheiro do Pew and ASOC, Dr. Rodolfo Werner.

Além disso, serão transmitidos vídeos das velejadoras Tamara Klink e Heloísa Schurmann, do chefe de área de políticas internacionais da TARA Ocean Foundation, André Abreu, e do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

No segundo painel, serão debatidas temáticas relacionadas aos Aprendizados na Natureza e Conhecimento Tradicional. O objetivo é que sejam integradas as culturas e práticas tradicionais, relacionando-as ao que é possível aprender com o passado diante dos acontecimentos atuais, entre outros assuntos. Neste painel, terão falas: a presidente da ONG MAPAS, UN Harmony with Nature Program, Vanessa Hasson, o deputado estadual e membro da comissão de Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa de SC, Marquito, a representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), Érika Fernandes-Pinto, e novamente a secretária nacional do Ministério dos Povos Originários, Eunice Kerexu.

E, por fim, no último painel, será debatida a temática Mudanças Climáticas, Proteção dos Oceanos e Ecossistemas Marinhos. Além disso, os mediadores vão dialogar sobre como a Mata Atlântica está relacionada ao caos climático e apresentar iniciativas que possam contribuir para a chamada economia azul, e o que isso tudo significa para os direitos dos oceanos. Neste painel participam do debate: Ricardo Haponiuk, consultor sênior da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente; Janaina Bannwart, professora do IFSC Itajaí; Ana Carolina Teixeira Gonsalez, engenheira ambiental e educadora do Instituto Çarakura; e Alessandra Pfuetzenreuter, da liga feminina da The Ocean Brasil.

O evento encerra por volta das 17h40 com a fala da Lucy Hunts, que é conselheira sênior dos Summits da The Ocean Race.