Itajaí apresenta quatro projetos na 5ª Mostra Catarinense Brasil, aqui tem SUS

Evento que começou nesta terça (11) faz parte do 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina
Data de inclusão: 11/04/2023 18:24

O Município de Itajaí participa com quatro projetos da quinta edição da Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, que integra o 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. O evento iniciou nesta terça (11), nos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão, e segue até quinta-feira (13). Destaque no evento, o aplicativo “App Controle Dengue – Tecnologia, inovação e participação social no combate à dengue em Itajaí” e o “Portal Rede de Apoio à Mulher (RAM): Tecnologia e informação como estratégia de prevenção e cuidado” concorrem a uma vaga na mostra nacional.

A 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” é realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS). A mostra tem o objetivo de trazer visibilidade, dar espaço e integrar entre os municípios as ações de sucesso na saúde pública do estado. Os projetos itajaienses que se classificaram e foram selecionados para serem apresentados no congresso foram desenvolvidos através da parceria entre Secretarias Municipais de Saúde e de Tecnologia.

As ferramentas selecionadas para o congresso estão entre as 40 iniciativas estaduais apresentadas de forma oral e também passaram por uma seleção entre 400 trabalhos inscritos. Além delas, o Município de Itajaí também conta com a exposição dos trabalhos em banner: “Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente” e “Protocolo de Ventilação Mecânica não Invasiva na Unidade de Pronto Atendimento em Itajaí”.

Sobre os projetos

App Controle Dengue – Este serviço é usado para auxiliar os agentes de endemias de Itajaí na coleta de informações durante o trabalho de campo para monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti. Anteriormente, o formulário era no papel, agora, após preencher os dados de forma digital, eles são enviados automaticamente para o sistema do Ministério da Saúde, facilitando e agilizando o trabalho.

Portal Rede de Apoio à Mulher: É um recurso desenvolvido na plataforma GeoItajaí (arcGIS), que possibilita a geolocalização dos serviços e equipamentos da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência no Município. O serviço apresenta mapas interativos com informações para compreender o que são situações de violência contra as mulheres, quais os locais e os serviços que devem ser procurados em cada situação, a exemplo de como realizar um Boletim de Ocorrência, solicitar medida protetiva, entre outras orientações. O recurso também conta com dados geoespaciais, endereços, telefones de contato e horários de funcionamento dos serviços e unidades de atendimento. O portal pode ser acessado pelo link redemulher.itajai.sc.gov.br.

Itajaí apresenta quatro projetos na 5ª Mostra Catarinense Brasil, aqui tem SUS