Itajaí terá segurança armada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino

Secretaria de Educação realiza levantamento do número de profissionais necessários, bem como os custos para a contratação emergencial
Data de inclusão: 10/04/2023 19:11

O Município de Itajaí vai contratar emergencialmente segurança armada para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os encaminhamentos foram feitos durante reunião no Gabinete do Prefeito, que contou com a presença de secretários, vereadores e forças municipais de segurança. A Secretaria de Educação já iniciou o levantamento do quantitativo de profissionais necessários para realizar o serviço, bem como os custos para essa contratação emergencial.

A audiência foi realizada início da tarde desta segunda-feira (10) e, após análise das informações levantadas com o retorno às aulas, bem como levando em conta os anseios da comunidade escolar e as avaliações de protocolos de segurança, ficou decidido em conjunto dar mais um passo importante para a prevenção e segurança de todos, com a contratação de segurança armada para as escolas e creches municipais.

“Estamos com todas as nossas equipes atentas, trabalhando em sintonia com as forças policiais e fazendo tudo para que a comunidade escolar, pais, alunos e professores, se sinta segura. Essa medida de segurança armada é um anseio da comunidade, recebemos inúmeros pedidos da população, e será realizada em caráter de urgência, junto com várias outras ações que já efetivamos”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Entre os trabalhos em andamento, destaque para o levantamento de vulnerabilidade das estruturas de cada escola. Com este relatório, serão identificados locais que necessitam de melhorias, como muros mais altos, reparos, entre outras ativações que garantam maior segurança dos estudantes.

Rondas intensificadas
O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Segurança Pública e em conjunto com as Polícias Militar e Civil, iniciou a segunda-feira (10) com a intensificação de rondas preventivas nas unidades de ensino, com o intuito de monitorar e rastrear todas as áreas sensíveis no entorno de escolas e creches da cidade.

Reconhecimento facial
Além de intensificar as rondas, as secretarias de Segurança Pública e de Tecnologia iniciaram um projeto de mapeamento digital com câmeras de reconhecimento facial, no qual serão monitoradas as entradas e saídas dos alunos. “Nosso trabalho é realizado em parceria com as polícias Civil e Militar de maneira que conseguimos ter ações de prevenção com agilidade e eficiência” pontua o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior.

Alerta Escola
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia do Município de Itajaí, o botão do pânico Alerta Escola já está em fase de testes para implementação em todas as unidades escolares de Itajaí. A ferramenta está vinculada ao Centro de Operações Integradas (COI) da Secretaria Municipal de Segurança Pública e, após ativado o botão, uma equipe de segurança é informada imediatamente e a guarnição mais próxima vai até o local.

Itajaí terá segurança armada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino