Retorno às aulas tem segurança reforçada em Itajaí

Operação de prevenção, aliada à inteligência artificial, começou nesta segunda-feira (10)
Data de inclusão: 10/04/2023 14:21

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Segurança Pública e de Tecnologia, iniciou nesta segunda-feira (10) uma força-tarefa que integra ações de prevenção aliadas à inteligência artificial para reforçar a segurança de alunos e professores. A operação foi desenvolvida em parceria com as Polícias Militar e Civil, com o intuito de monitorar e rastrear todas as áreas sensíveis no entorno de escolas e creches da cidade.

Além de intensificar o trabalho de rondas em todas as unidades escolares do município, os profissionais também estão analisando possíveis pontos de vulnerabilidade em cada escola e ainda deram início a testes de um projeto de mapeamento digital com câmeras de reconhecimento facial para auxiliar no monitoramento da entrada e saída das unidades.

“Estamos reanalisando todos os pontos de vulnerabilidade de Itajaí. Cada local está sendo avaliado em suas particularidades para que, em seguida, as providências necessárias sejam tomadas. Desta maneira, trabalhamos com prevenção e com ações planejadas em conjunto com as polícias Civil e Militar”, ressalta o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior.

Outra ação tomada para garantir agilidade no atendimento, em caso de ocorrência nas unidades escolares, é desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia. Trata-se de um botão do pânico, de emergência, que ficará à disposição das secretárias, diretoras e responsáveis das unidades de ensino. A ferramenta está vinculada ao Centro de Operações Integradas (COI) da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Após ativado o botão, uma equipe de segurança é informada imediatamente e a guarnição mais próxima vai até o local.

“Nós recebemos a solicitação na última quarta-feira e prontamente desenvolvemos a ferramenta para auxiliar a população. Hoje iniciou a fase de testes com uma escola piloto e também estamos cadastrando todos os profissionais que terão acesso ao sistema”, explica o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré, reforçando que a intenção é garantir agilidade no atendimento sempre que uma unidade escolar acionar a função.

Retorno às aulas tem segurança reforçada em Itajaí