Unidades escolares de Itajaí retomam as aulas nesta segunda-feira (10)

Rondas no entorno de escolas e creches serão reforçadas para garantir a segurança de alunos e professores
Data de inclusão: 09/04/2023 21:24

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, comunica que as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino retomarão as atividades nesta segunda-feira (10). Para garantir a segurança de estudantes, professores e demais funcionários, a Secretaria de Segurança Pública de Itajaí, em parceria com a Polícia Militar, reforçará as rondas no entorno de escolas e creches.

Na última semana, o Município suspendeu as aulas da Rede Municipal após o ataque a uma creche de Blumenau e por conta de possíveis ameaças a unidades escolares da região. Uma comissão permanente foi criada para agilizar e deliberar os trabalhos preventivos.

Além disso, foram estabelecidas outras medidas: elaboração de protocolos de segurança nas escolas e treinamento de profissionais de educação; análise de todas as estruturas escolares para melhorar a segurança; e a implementação de um Botão do Pânico nas unidades escolares. Outras sugestões preventivas, como portas giratórias, detector de metais, segurança armada e totem com câmera de segurança também serão estudadas pela comissão.

“As autoridades competentes estão comprometidas em fortalecer a segurança de nossas unidades escolares. Guarda Municipal, Codetran e as Polícias Militar e Civil vão intensificar as medidas preventivas, especialmente com rondas e a verificação de possíveis ameaças. Nesta segunda, alunos e professores poderão retomar as aulas, pois os órgãos competentes estarão de prontidão para trabalhar pela segurança de todos”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Polícia investiga boatos nas redes sociais

Após a repercussão do ataque à creche em Blumenau, boatos de possíveis ameaças às unidades escolares de Itajaí e da região começaram a surgir nas redes sociais. As Polícias Civil e Militar investigam e monitoram essas situações para garantia da segurança no retorno às aulas. Ao mesmo tempo, solicitam que a população não compartilhe informações falsas ou de procedência duvidosa que causem pânico ou terror na comunidade.