Aprovado projeto de lei que garante 1.350 novas vagas de creches em Itajaí

Iniciativa do Executivo teve unanimidade de votos depois de um mês de análise na Câmara
Data de inclusão: 06/04/2023 20:14

Após mais de 30 dias tramitando no Legislativo, foi aprovado nesta quinta-feira (06) o projeto de lei do Executivo que garante a criação de 1.350 novas vagas em creches para crianças da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. A iniciativa teve unanimidade de votos e autoriza a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 10 milhões, com recursos da própria pasta, para uso da Secretaria Municipal de Educação.

“A comunidade itajaiense é quem sai vitoriosa com a aprovação. Temos essa demanda de vagas na fila única que só conseguimos suprir com a suplementação. A votação poderia ter acontecido de forma mais rápidas, chegamos a pedir que o projeto fosse apreciado em regime de urgência, para agilizar a criação das vagas, mas infelizmente não foi atendido. Agora, superado tudo isso, vamos trabalhar para fazer o chamamento dessas crianças o quanto antes. Ficaremos felizes em poder atender aos anseios da comunidade itajaiense e ofertar às crianças que precisam o direito a uma educação de qualidade”, destacou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

O projeto de lei foi encaminhado para a Câmara de Vereadores em meados de fevereiro deste ano, porém a aprovação final só ocorreu nesta terça. A iniciativa, além de acolher as crianças que aguardam na fila única, atende decisão judicial que determina que o Município providencie a matrícula de metade dessa lista em locais próximos de sua residência (até cinco quilômetros), adotando como critério de turno integral ou parcial.

Para garantir a ampliação nas vagas, a Secretaria Municipal de Educação solicitou a suplementação orçamentária. O crédito atenderá às ações já fixadas no orçamento e será suprido por excesso de arrecadação do Município.

Em 2022, foram compradas 1.763 novas vagas para a Educação Infantil de Itajaí. Com a aprovação do projeto, a previsão é adquirir, em média, 1.350 novas vagas para os estudantes de 0 a 5 anos de idade, que aguardam na fila única para este ano letivo.

Projeto para importantes obras aguarda aprovação

Além da suplementação para a área da educação, as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras aguardam a votação e aprovação do Projeto de Lei 17/2023, que destina para obras importantes em andamento na cidade o valor de R$ 76 milhões relativos ao superávit financeiro provenientes de 2022. Ou seja, esses recursos sobraram no orçamento das secretarias e serão aplicados nas desapropriações para ampliação do sistema viário, nas obras do binário da avenida Osvaldo Reis e da Via Expressa Portuária. Os valores contemplarão também os trabalhos de restauro da Casa de Cultura e da Praça do Portal II.

A aprovação desse projeto de suplementação orçamentária é fundamental para garantir que o Município não perca recursos federais já programados e para que importantes obras do financiamento internacional do Banco Fonplata não sejam interrompidas, como a reurbanização da Hercílio Luz e o binário da Praia Brava, que contempla a rua Luci Canziani e o prolongamento e ampliação da rua Cabo-Polícia Militar Antônio Rudolf.

O PL foi encaminhado para a Câmara de Vereadores em meados de fevereiro deste ano e está pautado para primeira votação na sessão de terça-feira (11).