Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Duas equipes da The Ocean Race 2023 já passaram pelo Cabo Horn

Local, no extremo sul da América Latina, é considerado um dos mais difíceis da corrida devido à força do vento e das ondas gigantes
Data de inclusão: 27/03/2023 19:01

As equipes Malizia (ALE) e Holcim-PRB (SUI) foram as duas primeiras a passar pelo Cabo Horn nesta segunda-feira (27) e se aproximam da reta final da terceira etapa da The Ocean Race 2023. A equipe do capitão Boris Herrmann (Malizia) cruzou o ponto mais extremo da América do Sul, considerado um dos locais mais difíceis da corrida, com uma vantagem de 20 milhas do time Holcim, liderado por Kevin Escoffier. A previsão é que os barcos cheguem a Itajaí no começo de abril.

As equipes da Biotherm e 11th Hour Racing Team foram prejudicadas pelas condições de luz nas últimas 12 horas. A expectativa é que ambas realizem a travessia do Cabo Horn nesta terça-feira (28), pois estão a 250 milhas náuticas de distância do contorno da América do Sul.

Susto no Team Malizia

O Team Malizia passou por diversos obstáculos antes de ficar na primeira colocação nesta terceira etapa. Nos primeiros dias, a equipe pensou em retornar para a Cidade do Cabo, na África do Sul, devido a danos no mastro. O conserto acabou sendo feito em alto mar. Agora, ao se aproximar do Cabo Horn, a co-capitã Rosalin Kuiper sofreu um ferimento enquanto a equipe navegava no domingo (26).

Ela caiu do local em que estava dormindo no momento em que o barco virou e bateu em uma forte onda. Rosalin teve um corte acima da sobrancelha direita, mas não perdeu a consciência e foi atendida rapidamente pela tripulação.

“Vou superar isso, pareço a pirata Rosie agora. A batida (no barco) foi muito ruim, mas acho que vou ficar bem. Estou descansando e os meninos estão cuidando muito bem de mim”, declarou Kuiper em uma mensagem.

Apesar do susto, a equipe conseguiu se juntar às 'lendas do sul' como vencedores do Troféu Roaring Forties - concedido pela passagem mais rápida entre o Cabo da Boa Esperança, na África, e o Cabo Horn no Sul América. A equipe do Malizia conquistou o título de cabo a cabo em 27 dias, 17 horas e 31 minutos.

“O Cabo Horn guarda muitas lembranças para mim e cruzar esta linha em primeiro significa mais do que vencer a etapa, não em termos de pontos, mas em significado. Estou orgulhoso da equipe e deste barco. O Imoca realmente provou seu valor no Oceano Antártico e mostrou o quão forte ele é”, comentou o capitão do Malizia, Boris Herrmann, após sua quinta passagem pelo Cabo Horn.

A disputa entre os alemães do Malizia e os suíços do Holcim-PRB promete ser ainda mais acirrada na reta final até Itajaí. 

Imagens relacionadas

Duas equipes da The Ocean Race 2023 já passaram pelo Cabo Horn
Duas equipes da The Ocean Race 2023 já passaram pelo Cabo Horn
Duas equipes da The Ocean Race 2023 já passaram pelo Cabo Horn
Duas equipes da The Ocean Race 2023 já passaram pelo Cabo Horn
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí