Itajaí promove evento sobre preconceito racial e religioso

Palestra também abordou temas como a importância do respeito às religiões de matriz africana
Data de inclusão: 22/03/2023 17:39

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania, promoveu um evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). As palestras aconteceram no auditório da OAB Subseção de Itajaí, na terça-feira (21), em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB de Itajaí.

Com entrada gratuita ao público, a ação discutiu os avanços e retrocessos legislativos no combate à discriminação racial. O evento também abordou temas como a importância do respeito às religiões de matriz africana e o preconceito racial e religioso que as cerca.

O dia 21 de março foi proclamado pela ONU como o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, após o “Massacre de Shaperville”, que ocorreu na África do Sul em 1960. No Brasil, a data representa ainda o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que são as religiões mais afetadas pelos crimes de intolerância.

A apresentação contou com palestras: do advogado criminalista Felipe Augusto M. Alves, do advogado João Antônio C. Santos, da advogada Thais de Castilho Matos e da sócia fundadora da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana-Ojinjé, Isabel Cristina Ribeiro Costa.

Itajaí promove evento sobre preconceito racial e religioso