Unidades da Rede Municipal realizam ações alusivas ao Dia Mundial da Água

Muitos projetos ultrapassam os muros escolares e beneficiam toda a comunidade
Data de inclusão: 22/03/2023 17:08

As unidades da Rede Municipal de Ensino aproveitaram o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), para desenvolver uma série de projetos, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos em relação à preservação e conservação dos recursos hídricos do planeta. Muitas das ações ultrapassaram os muros escolares e vão beneficiar toda a comunidade escolar, como é o caso do “O Mar Começa Aqui”, desenvolvido pelos Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) Emílio Gazaniga Júnior, do São Vicente e Ângela Dalçóquio, da Barra do Rio.

O projeto tem o objetivo central de sensibilizar a comunidade para o fato da rede de drenagem fluvial arrastar o lixo descartado incorretamente para o mar. Por isso, os estudantes e professores das unidades, revitalizaram os bueiros dos arredores das unidades e recolheram resíduos, para evitar que se desloquem até a rede fluvial. Essa ação é realizada ao longo de todo o ano e está dentro do Decreto nº 11.594, de 17 de abril de 2018, que instituiu oficialmente a campanha Itajaí de Mares Limpos, quando o Município se comprometeu na redução de plástico.

“Entendemos que boa parte do lixo que está poluindo ribeirões, rios e mares é proveniente do descarte incorreto por parte da população mundial. O lixo jogado na calçada, rua ou terreno baldio acaba acessando a rede fluvial através do bueiro (boca de lobo) e chegando ao mar. Trabalhar essas questões com nossos estudantes reforça o nosso compromisso, na certeza de que estamos formando adultos mais conscientes no futuro. Ao todo 52 unidades da Rede desenvolvem esse projeto atualmente”, explicou a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira.

Ainda no CEDIN Ângela Dalçoquio, os alunos também realizaram uma maquete, com uma roda d´água e uma cidade, que funciona com energias limpas, através do pedal de uma bicicleta. “Esse nosso trabalho estará disponível para visitação na The Ocean Race. Todos estão convidados para conhecer de perto esse e outros projetos desenvolvidos pela Rede Municipal de Ensino”, destacou a diretora do CEDIN, Verônica Bittencourt.

Já no CEDIN Jacy Dias Ramos, do bairro Cordeiros, os alunos apenderam a importância de cuidar da água, maior fonte de vida e saúde e apresentaram a música “A Água”. No bairro Brilhante II, a Escola Básica Martinho Gervasi desenvolveu com os alunos do 9º ano, a confecção de moldes de organismos marinhos. Já os estudantes do 8º ano, realizaram a pintura da ponte, que fica próxima à unidade e fizeram o recolhimento do lixo no entorno da escola. As professoras Salete Corrêa Bertoldi e Gabrieli Limberger Galvan fizeram questão de reforçar com as turmas, o ciclo da água, a importância dela para a sociedade, o uso residencial e industrial, além da necessidade de preservação e as funções da água no corpo humano.

Ações do Dia Mundial da Água também contemplaram os pequenos

Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino, as vivências e experiências relacionadas ao Dia Mundial da Água envolveram as crianças do berçário até a pré-escola. No CEI Padre João Pivato, do bairro Cordeiros, os alunos foram nomeados defensores da natureza e participaram e rodas de conversa e exposição. O teatro “A Gotinha Perdida” também foi encenada pelas professoras Eliane Santiago
e Alessandra Debatin, que auxiliaram os alunos na confecção de elementos para enfeitar um guarda-chuva. Ainda no bairro Cordeiros, as turmas do berçário e do maternal do CEI Neusa Reis Cesário Pereira foram estimuladas com as percepções sensoriais da água, experimentando sensações e escutando os barulhos da água e também brincaram com areia da praia. As professoras Lilian Kelli de Souza e Tainara Kethelen Francesconi também embalaram as turmas com o som de água corrente e outros sons da natureza. “Toda as ações foram realizadas a partir da literatura O Mundinho Azul, envolvendo 4 turmas e destacando a importância da água e a necessidade de preservá-la”, disse a professora Lilian.

No Campeche, as crianças do CEI Katiuscia da Graça Vicente, fizeram pintura com tinta, água e pincel, participaram de brincadeiras com balões cheios de água, na proposta “Afunda ou Flutua?” e tomaram banho de mangueira. Juntamente com as professoras, os alunos também construíram um filtro de água caseiro, com garrafa pet.

No CEI Hercílio Bento, do Bambuzal, as propostas envolveram todas as crianças, de todas as turmas e foram desde rodas de conversa sobre descarte correto do lixo, orientações sobre o uso consciente da água, estudos sobre as causas da poluição da água e o impacto na vida marinha, até uma releitura de uma obra do Greenpeace, que criou uma escultura de uma baleia, para alertar sobre o problema dos plásticos no oceano. “As crianças ficaram encantadas. Conseguimos, através das vivências e experiências, mostrar para elas sobre a importância da água para as suas vidas e suas diversas utilidades, reconhecer os processos e etapas do ciclo da água e até perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social”, falou a mediadora de educação ambiental da unidade, Altheya Manoela Radke Willecke.

No CEI Anninha Linhares, também do São Vicente, os pequenos participaram de contacões de história, construção de dedoches, brincadeiras com garrafas sensoriais, sensações de tato e uma palestra sobre não jogar lixo nos boeiros. Já o CEI Márcio Roberto da Rosa, da Barra do Rio, desenvolveu com a turma do Jardim I, a vivência “Conhecendo a turminha Nadar/ Salvando ás Águas”.

Unidades da Rede Municipal realizam ações alusivas ao Dia Mundial da Água