11ª Conferência Municipal de Saúde elabora mais de 200 propostas em defesa do SUS

Evento aconteceu nos dias 17 e 18 de março, na Univali
Data de inclusão: 22/03/2023 16:25

A 11ª Conferência Municipal de Saúde Prof. Dr. Marco Aurélio da Ros, realizada no último final de semana, discutiu mais de 200 propostas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e para melhoria das estruturas da cidade. Gestores, profissionais de saúde, estudantes e comunidade em geral participaram do evento, que ocorreu no campus da Univali Itajaí. O tema central do evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Itajaí e o Conselho Municipal de Saúde (Comusa), foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Neste ano, foram realizadas seis pré-conferências que abordaram políticas públicas para diferentes grupos, como mulheres, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, indígenas, pessoas pretas e pardas, comunidade LGBTQIA +, entre outros. O objetivo foi discutir e avaliar as políticas públicas de saúde no município, bem como mobilizar a sociedade e embasar ações que sejam resolutivas e contemplem as reais necessidades da população.

“As pré-conferências e a conferência são de extrema importância para alinhar todas as demandas da saúde do nosso município. É apresentando propostas, debatendo ideias e organizando essas informações que construímos bases sólidas e projetos executáveis que atendam às necessidades de todos”, ressalta Emerson Roberto Duarte, secretário municipal de Saúde de Itajaí.

A palestra de abertura da conferência contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto. “As políticas públicas devem ser de fortalecimento do SUS e de incentivo à participação do povo nas decisões e na elaboração dos programas de saúde, em construções coletivas”, pontuou Pigatto.

Entre as mais de 200 propostas elaboradas, 12 foram escolhidas como fundamentais e devem embasar o próximo Plano Municipal de Saúde de Itajaí. Entre elas, está a ampliação das equipes de saúde mental, a inclusão de psicólogo nas equipes de Estratégia Saúde da Família e fortalecimento dos direitos das mulheres.