Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí

As ações visam engajar os visitantes e deixar um legado para comunidade local
Data de inclusão: 22/03/2023 16:02

Desde sua primeira passagem por Itajaí, em 2011, a The Ocean Race deixou um legado de sustentabilidade no Município, que permeia as ações desenvolvidas até os dias atuais. Os pilares de redução do uso de plástico e consumo consciente ganham destaque nos grandes eventos da cidade e se mantém firmes durante a quarta vez consecutiva que a maior regata transoceânica do mundo passa por aqui. Antes mesmo das primeiras estruturas da The Ocean Live Park – a Vila da Regata de Itajaí – serem montadas, um plano de sustentabilidade para garantir boas práticas em prol do meio ambiente já estava em execução.

Copos de uso contínuo, água gratuita, embalagens e talheres sustentáveis na área gastronômica, compostagem de 100% dos resíduos produzidos nas cozinhas, gerenciamento de resíduos sólidos, destinação correta de todo óleo de cozinha usado, segregação de resíduos recicláveis e bicicletário gratuito são algumas das ações do evento. Tudo isso e outras atividades de educação ambiental poderão ser vistas de perto a partir da próxima quarta-feira (29), quando a Vila da Regata abrirá ao público.

“O Município de Itajaí assumiu um compromisso com a preservação ambiental a partir da primeira passagem da The Ocean Race. São ações sustentáveis e de redução do uso de plástico que já pautam as operações dos grandes eventos que promovemos. Em 2018, durante a realização da Itajaí Stopover, a cidade foi pioneira no Brasil ao assinar a Carta Compromisso de Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU). E, desta vez, não será diferente, estamos comprometidos em fazer um evento que tenha boas práticas e também promova a consciência ambiental”, destaca Thiago Morastoni, secretário municipal de Turismo e Eventos.

Redução de 500 mil copos plásticos

Na última edição do evento, foi evitado o consumo de cerca de 500 mil copos descartáveis e quase 70 mil pessoas levaram os copos reutilizáveis para casa. Neste ano, haverá novos modelos para a população usar durante o evento. Os copos poderão ser devolvidos ao final ou serem levados para casa como lembrança da The Ocean Race 2023. A expectativa é que mais de 500 mil copos plásticos também sejam evitados nesta edição.

Outra ação adotada na Marejada e que será levada para a The Ocean Live Park é a distribuição de água gratuita para os visitantes. Com isso, deve ocorrer a redução de aproximadamente 300 mil garrafas plásticas. O Semasa instalará pontos de distribuição de água pela Vila da Regata, além de bebedouros para pets.

A redução dos utensílios de plástico e consumo consciente se estenderá ao setor gastronômico, onde as embalagens serão de papelão e os talheres de madeira. Ao todo, mais de 155 mil utensílios do tipo serão utilizados. Além disso, todos resíduos coletados serão segregados: os orgânicos vão para as composteiras, os recicláveis serão encaminhados para uma cooperativa local e 100% do óleo vegetal utilizado também será destinado para empresa especializada. Por fim, os rejeitos seguirão para o aterro sanitário.

As ações serão acompanhadas por profissionais que estarão à frente do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e, para que este fluxo seja operacionalizado nos diferentes segmentos, todos os envolvidos recebem capacitação técnica. Ao final do evento, finalizado o processo de compostagem, o material será destinado ao Horto Municipal de Itajaí.

Conscientização das crianças

As crianças poderão conhecer de perto todas as práticas sustentáveis da The Ocean Race Itajaí, através do programa de visitação das escolas. São mais de 20 atividades disponíveis para visita de estudantes de unidades públicas e privadas, como exposições imersivas, experiências lúdicas, entre outras. A Vila da Regata deve receber neste ano em torno de 9,7 mil alunos.

Além disso, 1,5 mil alunos de escolas da região também participarão da 3ª edição do Fórum Kids. A iniciativa busca conscientizar sobre a preservação do meio ambiente através de ações lúdicas, como o teatro Somos do Mar, e orientações sobre a correta separação do lixo.

Ações que fazem a diferença

Outra iniciativa de sucesso que estará na The Ocean Live Park é bicicletário gratuito. Dessa forma, a população poderá contribuir com a redução da emissão de gás carbônico ao optar por um meio de transporte sustentável. O espaço contará com 150 vagas para bicicletas e segurança para os ciclistas que irão curtir o evento.

Além das boas práticas sustentáveis, toda divulgação da The Ocean Live Park Itajaí é feita sem a utilização de materiais impressos em papel, aliando a tecnologia em prol da conservação meio ambiente.

Energia limpa

A multinacional catarinense WEG, patrocinadora da parada brasileira da The Ocean Race, disponibilizou soluções personalizadas para a Vila da Regata em Itajaí. A companhia desenvolveu, com seu time de engenheiros, um conversor eletromagnético de frequência que possibilita às equipes participantes o uso de energia elétrica de forma sustentável durante a estadia no Brasil.

A solução possibilita reduzir a frequência padrão do Brasil de 60Hz para o padrão europeu de 50Hz. Além disso, a companhia disponibilizou três transformadores e quatro estações de recarga da linha WEMOB para mobilidade elétrica na cidade.

Assim como o conversor eletromagnético, as soluções disponibilizadas garantem a The Ocean Live Park o uso de energia limpa. Com isso, o evento evita a queima de combustíveis fósseis e, consequentemente, atende à demanda de sustentabilidade da competição.

--

A Santa Catarina Itajaí Host City é uma realização do Município de Itajaí, em parceria com o Governo de Santa Catarina e a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento tem patrocínio do Semasa, Germânia, Weg, Multilog, Unifique, Balneário Shopping, Gomes da Costa, Jungheinrich, Focker e Transkat, além de apoio da Marina Itajaí.


 

Imagens relacionadas

Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí
Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí
Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí
Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí
Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí
Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí
Sustentabilidade e consumo consciente são pilares da Ocean Live Park Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí