Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí realiza Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti

A ação apontou alto risco de transmissão de doenças causadas pelo mosquito
Data de inclusão: 20/03/2023 18:39

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação, que aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março, apontou alto risco de transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito na cidade. Ao todo, foram visitados 3.175 imóveis e inspecionados 5.972 depósitos.

Uma equipe de 20 agentes de endemias percorreu o Município para identificar e coletar amostras para a verificação da presença do mosquito Aedes aegypti. Entre os imóveis vistoriados na atividade, 209 apresentaram focos positivos, sendo 206 comércios ou residências e 03 terrenos baldios. Foram constatados ainda 299 depósitos com larvas do mosquito.

Foram encontrados focos positivos do mosquito transmissor da dengue nos seguintes recipientes: 01 em caixa d’ água, 17 em depósitos de armazenamento de água (tonel, barril, tambor, etc), 127 em pequenos depósitos móveis (vasos e frascos com água, pratos, potes), 54 em depósitos fixos (ralos, piscinas), 21 em pneus, 67 em lixo (latas, garrafas, plásticos) e 12 em bromélias. Do total de focos encontrados, 232 são passiveis de eliminação e os outros 67 tem possibilidade de adequação.

“O LIRAa apontou que a maior parte dos criadouros está localizada nas casas e comércios, em pequenos depósitos, e poderia ser facilmente eliminada com as medidas de prevenção adequadas. Por isso, pedimos a colaboração da comunidade para fazer a sua parte e eliminar locais com água parada para que não tenhamos aumento de casos da doença na cidade”, destaca o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

Imagens relacionadas

Itajaí realiza Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí