Estudantes do município de Itajaí preparam animais da UAPA para Feira de Adoção

Ação faz parte do projeto Minha Escola é o Bicho que visa formar adultos responsáveis e voluntários para a causa animal
Data de inclusão: 17/03/2023 17:31

Cerca de 20 estudantes do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Emílio Gazaniga Júnior, do bairro São Vicente, ajudaram a dar banho e preparar os animais que estarão na Feira de Adoção da Unidade de Atendimento Provisório de Animais (UAPA). A ação ocorre neste domingo (19), das 13h às 17h, na sede da UAPA, localizada na Rua Manuel Bernardes, s/nº, no bairro Itaipava. Além do banho, as crianças aproveitaram o momento para dar atenção e carinho aos animais. “Eles são muito fofinhos e eu adoro cachorro”, disse o estudante Francisco Pereira da Silva, de 7 anos.

Atualmente, entre cães, gatos e cavalos, a UAPA conta com 350 animais para adoção. “ É muito bacana receber essa turma aqui para nos ajudar a deixar tudo pronto para a feira de domingo. Quando eles colocam a mão nos bichinhos, a lembrança fica eternizada e é ainda mais forte. Temos a certeza de que eles sairão daqui conscientes da adoção responsável”, destaca Andréia Paula Rech, diretora da defesa animal.

A ação faz parte da segunda etapa do Projeto Minha Escola é o Bicho, que desde 2021 é desenvolvido pela Secretaria de Educação de Itajaí, em parceria com a Guarda Municipal Ambiental e o Corpo de Bombeiros. O objetivo é sensibilizar os alunos e a comunidade escolar acerca dos direitos, bem-estar, proteção e guarda responsável dos animais, além de realizar ações que contribuam com a proteção animal e a adoção responsável.

Na primeira etapa do projeto, os estudantes participaram de cinco encontros de uma hora cada, dentro da própria unidade em que estudam. Além disso, receberam orientações sobre o comportamento dos animais e a interação com os seres humanos, ações de resgate e informações sobre as denúncias de maus tratos. Depois visitaram o canil municipal para conhecer os trabalhos e por fim, receberam certificados e medalhas. “Nossa intenção é desenvolver nos pequenos essas questões voltadas à causa animal, como adoção responsável e também o senso de voluntariado”, destaca a supervisora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira.

O projeto já formou quase 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino, que assim como Isabela Vasconcelos de Souza, reconhecem a importância da adoção e dos cuidados necessários com os animais. “Eu tenho quatro cachorros adotados. Eles são como filhos pra mim. Adoro brincar, passear e dar carinho para eles” disse a aluna.

A próxima visita dos alunos ao canil municipal está prevista para o dia 07 de abril, quando novamente eles cuidarão dos preparativos para mais uma feira de adoção, que deve ocorrer no dia 09 de abril. “Essas crianças, com certeza, já estão causando impactos positivos nas suas comunidades. Muitas vezes quando chegamos para atender uma ocorrência, eles nos reconhecem e auxiliam nas denúncias. Qualquer pessoa pode denunciar maus tratos e abandono de animais. Nosso número é o 153”, ressalta a guarda ambiental Andreza Simioni.

Estudantes do município de Itajaí preparam animais da UAPA para Feira de Adoção