Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Nova edição da exposição Mar Adentro terá 200 m² na The Ocean Race 2023

Iniciativa do Instituto Itajaí Sustentável aborda a conscientização ambiental através de atividades interativas
Data de inclusão: 14/03/2023 10:34

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) apresenta uma nova edição da exposição Mar Adentro na The Ocean Race 2023. Com a temática “Juntos Pelos Direitos dos Oceanos”, o espaço de 200 m² terá diversas atividades interativas que irão abordar a importância dos oceanos, ecossistemas costeiros, a problemática da poluição dos mares e muito mais. A exposição conta com mais de 20 painéis explicativos e proporcionará uma imersão no universo marinho. O objetivo é, de maneira lúdica e informativa, convidar toda população a repensar sobre as práticas relacionadas ao meio ambiente.

Os oceanos representam 70% da superfície terrestre e são responsáveis por mais de 50% da produção de oxigênio do planeta. A preservação dos mares é um dos destaques da exposição, que trará exemplos de materiais prejudiciais coletados nos mutirões de limpeza realizados nas praias e rios de Itajaí.

“O nosso objetivo é sensibilizar as pessoas sobre o quanto os resíduos descartados incorretamente impactam no meio ambiente. Além de causar estragos nos ecossistemas, há grandes perdas na fauna marinha. Precisamos da colaboração de todos para protegermos os nossos oceanos”, ressalta o diretor presidente do INIS, Mário Cesar Ângelo.

A exposição terá salas que vão simular o ambiente marinho através de iluminação e sonorização. Haverá ainda a inserção de elementos interativos, projeções, experiências lúdicas, mostra de elementos marinhos como conchas, sedimentos, entre outros.

Descarte de lixo, microplásticos e impactos na fauna

O lixo descartado de maneira incorreta é levado pelo vento ou pelas chuvas para os bueiros e galerias pluviais. Além de impedir a fluidez das águas, o que pode acarretar alagamentos e enchentes, esses resíduos chegaram nos rios e no mar. Toda vez que esse processo acontece, mais sujeira é acumulada nos oceanos. A estimativa é que 80% do lixo dos oceanos tenha origem nas cidades.

Há trilhões de plásticos e microplásticos que permeiam os oceanos. Para trabalhar essa temática, a exposição terá um espaço que irá abordar as ilhas de plásticos nos mares. De maneira interativa, será apresentado como o processo de descarte incorreto dos resíduos, chega através de microparticulas na mesa de toda população. E, ainda, impacta diretamente na fauna: a estimativa é de que 100 mil animais marinhos morrem por ano com a interação de plásticos nos mares.

“O planeta precisa da nossa ajuda e estamos trabalhando para que a cada dia mais pessoas tenham consciência da importância de preservar o meio ambiente e seus ecossistemas. Principalmente as crianças que são as nossas multiplicadoras de práticas sustentáveis, podem ajudar a minimizar os impactos e construir um futuro melhor”, pontua Marcel Di Ruzza, oceanógrafo do INIS.

O espaço do INIS ficará localizado na área externa da Vila da Regata e estará aberto à toda comunidade durante a parada da Ocean Race em Itajaí. A Vila abrirá ao público de 29 de março a 23 de abril. Durante a semana, o horário de funcionamento é das 14h às 23h. Aos finais de semana e feriados, o evento abre das 11h às 23h.

Visitas de grupos escolares na The Ocean Race

Já estão abertas as inscrições para a visita de grupos escolares à Vila da Regata durante a The Ocean Race 2023. As escolas interessadas devem preencher o formulário on-line de cadastro (clique aqui) até está quarta-feira (15). O preenchimento não garante a vaga, será necessário aguardar a confirmação da organização do evento posteriormente. Ao todo, serão destinadas 11 tardes para visita de alunos do município e região. A expectativa é atender 9 mil estudantes nesta edição. 

Imagens relacionadas

Nova edição da exposição Mar Adentro terá 200 m² na The Ocean Race 2023
Nova edição da exposição Mar Adentro terá 200 m² na The Ocean Race 2023
Nova edição da exposição Mar Adentro terá 200 m² na The Ocean Race 2023
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí