Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ecopontos de Itajaí coletaram mais de 100 m³ de recicláveis em fevereiro

Acumulado do ano é de quase 200 m³ de resíduos, além de 1,4 tonelada de eletroeletrônicos, 365 lâmpadas fluorescentes e mais de 170 quilos de tampinhas de plástico
Data de inclusão: 10/03/2023 14:59

Os Ecopontos de Itajaí coletaram 104,4 m³ de recicláveis somente no mês de fevereiro deste ano. Localizadas no Centreventos e na Praça do bairro Nossa Senhora das Graças, os principais tipos de resíduos descartados nas estruturas, são: plástico (34,8 m³), papel (34,08 m³) e vidro (31,44 m³). Além disso, foram recebidos quase 700 quilos de eletroeletrônicos e 100 quilos de tampinhas plásticas nos espaços em fevereiro.

Nos dois primeiros meses de 2023, foram coletados pelos Ecopontos cerca de 200 m³ de recicláveis. Também foram entregues nos locais 1,4 toneladas de eletrodomésticos, 172,15 quilos de tampinhas, 62 quilos de pilhas e baterias, e 365 unidades de lâmpadas fluorescentes. As estruturas são mantidas pelo Município em parceria com a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento.

O Ecoponto do bairro Nossa Senhora das Graças, que iniciou seu funcionamento no final de janeiro deste ano, já registrou crescimento na quantidade de resíduos entregues pela comunidade. No espaço, os principais descartes são de plástico, papel e vidro, além de eletroeletrônicos, lâmpadas e tampinhas plásticas. Em janeiro, o local recebeu 4 m³ de resíduos e fevereiro encerrou com 28,56 m³.

“O aumento no número de recicláveis descartados no Nossa Senhora das Graças demonstra que a adesão da comunidade já começou a crescer. É um trabalho gradual de conscientização que certamente irá contribuir com a educação ambiental da população do bairro, além de garantir benefícios ao meio ambiente. A nossa expectativa é que esses números aumentem a cada mês”, pontua a coordenadora do programa Recicla Itajaí, Rafaela Schütz, responsável pelos Ecopontos.

No Ecoponto do Centreventos, instalado em 2021, os dados seguem positivos. Foram 75,84 m³ de resíduos recolhidos em fevereiro deste ano, um aumento de 22,4% em relação ao mesmo mês de 2022. Somente no espaço localizado no bairro Centro foram descartados pela população 161 m³ de recicláveis em 2023.

Confira como funcionam os Ecopontos de Itajaí

O Ecoponto localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

Já o Ecoponto instalado na Praça do bairro Nossa Senhora das Graças atende a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 17h20. A estrutura fica na entrada do bairro.

Ambos os espaços recebem vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.

Imagens relacionadas

Ecopontos de Itajaí coletaram mais de 100 m³ de recicláveis em fevereiro
Ecopontos de Itajaí coletaram mais de 100 m³ de recicláveis em fevereiro
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí