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Estudantes do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Itajaí terão educação empreendedora, financeira e sustentável por meio do componente curricular Projeto Integrador

Professores realizaram reunião de alinhamento para implementação dos trabalhos
Data de inclusão: 27/02/2023 16:31

Os professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participaram na sexta-feira (24), de uma reunião de alinhamento para implementação de novo componente curricular para alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A partir de agora, esses estudantes terão uma novidade no currículo: o Projeto Integrador que abrange temáticas de educação sustentável, financeira e educação empreendedora. O encontro foi voltado para os cerca de 40 professores do projeto.

O supervisor de gestão educacional, Andrey Felipe Ce Soares destaca que a inserção dos três temas contemporâneos transversais, objetiva intensificar a formação integral dos alunos do 1º ao 5º ano, por meio de projetos pedagógicos integradores que potencializam a investigação e a pesquisa.

“Trabalhar essa proposta traz inúmeros benefícios para a educação, pois reflete em um ensino em que os alunos são envolvidos nas temáticas discutidas em sala de aula, portanto mais significativo. Oportuniza, ainda, o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, uma vez que sua base é o diálogo, o que leva o aluno a descobrir o conhecimento, e não receber informações prontas a serem memorizadas; e, por fim, aproxima professor e aluno, pois juntos passam a assumir o papel de construtores do conhecimento”, pontua o supervisor.

Na prática, as turmas de 1º e 2º ano terão uma aula por semana do Projeto Integrador. Já os estudantes do 3º ao 5 º ano, terão duas aulas semanais. O objetivo geral do componente é fomentar projetos integradores com foco no desenvolvimento de competências, visando implementar os processos interdisciplinares e transdisciplinares no currículo, com ênfase na potencialização do diálogo entre as habilidades de variados componentes curriculares em prol da formação integral dos sujeitos.

Esta reorganização curricular para o trabalho com Projetos Integradores, de forma contextualizada, bem como, inter e transdisciplinarmente, atende aos preceitos da Base Nacional Comum Curricular – a BNCC.

“É de responsabilidade dos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se: educação ambiental, educação para o consumo, educação financeira e fiscal, trabalho, ciência e tecnologia e diversidade cultural”, complementou Karoline Bento, também supervisora de gestão educacional da secretaria de educação de Itajaí.

 

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