Centro Administrativo do Arraial dos Cunhas oferta mais de 20 serviços para a área rural

Atendimentos aproximam os cidadãos de14 comunidades do Município de Itajaí
Data de inclusão: 23/02/2023 13:16

Os moradores da área rural de Itajaí têm mais de 20 serviços públicos à disposição no Centro Administrativo do Arraial dos Cunhas. Os atendimentos aproximam os cidadãos da Prefeitura de Itajaí e garantem facilidade no acesso aos serviços municipais. O centro está localizado na Rodovia Antônio Heil, n° 11.320, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.

Mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana, o Centro Administrativo atende às 14 comunidades rurais da cidade: Limoeiro, Campeche, Brilhante 1, Brilhante 2, Laranjeiras, Arraial dos Cunhas, Paciência, Km 12, Baía, Rio do Meio, Canhaduba, Itaipava, São Roque e Colônia japonesa. Somente em 2022, foram realizados 11.638 atendimentos, uma média de 970 por mês.

Desde emissão de guias, notas fiscais, certidões negativas, emissão de cartão do idoso, numeração de imóveis até a regularização de terrenos e lotes, o local oferece diversas opções de serviços relacionados às atividades do poder público. Há também computador e impressora para auxiliar nas pesquisas de quem não tem o equipamento em casa.

Inaugurado em março de 2018, o espaço foi uma reivindicação dos moradores. “Para nós é muito importante proporcionar esses atendimentos para as comunidades rurais de Itajaí. O cidadão evita de ir ao centro da cidade e tem a facilidade de resolver muitas pendências aqui no Centro Administrativo, além de participar dos programas ofertados pelo município, entre outras ações”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana, Vanderley Dalmolin.

Serviços oferecidos

Entre os mais de 20 serviços ofertados no Centro Administrativos está a base comunitária de segurança, que funciona junto ao órgão em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e Guarda Municipal. A base recebe denúncias, boletins de ocorrências e outros serviços. O atendimento no local ocorre das 14h às 20h.

O centro também conta com um Ambulatório de Saúde, que oferece atendimento médico e enfermaria. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h. E nas sextas-feiras, das 7h às 12h e das 13h às 15h.

Desde junho de 2021, data em que foi inaugurado o ambulatório, foram realizados mais de 2.379 atendimentos. Algumas das atividades realizadas no local incluem a dispensa de medicamentos, encaminhamento de testagens para COVID-19, dengue, entre outras.

O Centro Administrativo possui ainda a Central Esportiva e Cultural. Por meio desta iniciativa, os moradores têm acesso ao programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural de Itajaí, que oferta oficinas gratuitas em múltiplas linguagens artísticas. O programa Itajaí Ativo é outra iniciativa ofertada no local, através da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), que trabalha ações de promoção à saúde e qualidade de vida por meio de atividades físicas.

Confira os serviços públicos disponibilizados no Centro Administrativo:

Balcão do Cidadão
IPTU (parcelamento e emissão de 2ª via);
Emissão de guias diversas;
Consulta Prévia de Imóveis;
Emissão de notas fiscais avulsa;
Emissão de G.T.A;
Certidões Negativas de Débitos;
Processos de Urbanismo;
Balcão de Empregos;
Protocolo de Requerimentos INIS;
Solicitação de iluminação pública;
Solicitações de serviços da patrulha mecanizada.

SEMASA
Emissão de fatura e 2ª via, bem como histórico de consumo pelo totem automatizado.

Cartão do Idoso/Pessoa Especial (Trânsito Livre)
Necessário apresentar identidade; comprovante de residência; e laudo médico (em caso de deficiência física).

Correios
Carta simples;
Carta registrada;
PAC - Pacote;
Recebimento de encomendas.
Obs: SEDEX - somente recebimento. Ainda não está disponível serviços de envio do mesmo.

Ecoponto
Espaço para o descarte de pilhas, eletroeletrônicos, lâmpadas e óleo de cozinha.

Regularização Fundiária
Atendimento às questões relacionadas à regularização fundiária de imóveis. Necessário apresentar: Documento com foto; Comprovante de residência; Contrato de compra e venda; Matricula a qual o imóvel pertence; e Formulário preenchido.

Numeração de imóveis com inclusão na planta cadastral
Este procedimento deverá ser solicitado pelo proprietário. Necessário apresentar: Documento do imóvel (escritura ou contrato de compra e venda); CPF e RG do solicitante; Contato do Solicitante; e Matrícula atualizada. Após a solicitação, será efetuada uma vistoria no local, bem como demais consultas junto ao cadastro municipal.