Saúde vai orientar foliões sobre ISTs durante o Carnaval no Mercado Público

Também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes
Data de inclusão: 17/02/2023 17:13

A Secretaria da Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e Gerência de IST/AIDS/HV, vai conscientizar os foliões sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval no Mercado Público. A ação ocorrerá na sexta (17), sábado (18) e segunda-feira (20), das 19h às 22h. Nesses dias a equipe distribuirá materiais preventivos, além de preservativos masculino e feminino e géis lubrificantes.

Entre as orientações que serão repassadas durante o Carnaval estão as medidas de prevenção às ISTs ofertadas gratuitamente pelo Município. Atualmente, existem diversas formas de evitar essas infecções, especialmente o HIV, entre elas: testagem, uso de preservativos, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a realização de tratamento adequado.

“Todas as formas de prevenção, testagem e tratamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis podem ser encontradas gratuitamente na rede pública de saúde”, explica a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Jamille Roepcke Cardoso.

Outras dicas que também devem ser observadas neste Carnaval são: hidratação frequente, evitar o consumo excessivo de álcool, manter uma alimentação saudável, dormir bem e usar preservativos em todas as relações sexuais.

Sobre as ISTs

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas por dezenas de vírus e bactérias, transmitidos em relações sexuais desprotegidas com uma pessoa que esteja infectada. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça constantemente a importância de se proteger, incentivando o uso de camisinha, principalmente durante o Carnaval.

Caso apresente sintomas dessas doenças, a população pode buscar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa ou no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi), localizado na rua Jorge Tzachel, nº 78, bairro Fazenda. Durante o Carnaval, esses atendimentos ocorrem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do bairro Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS).

Saúde vai orientar foliões sobre ISTs durante o Carnaval no Mercado Público