Nova sala de apoio à amamentação é inaugurada nesta quinta-feira (16)

O espaço fica localizado no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM)
Data de inclusão: 16/02/2023 15:10

O Município de Itajaí, através da Secretaria de Saúde, inaugurou uma nova sala de apoio à amamentação nesta quinta-feira (16). A iniciativa fica localizada no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM), no bairro Centro. A sala de apoio poderá ser usada por funcionárias, pacientes lactantes do próprio CRESCEM, além da população em geral. O horário de funcionamento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

A inauguração contou com autoridades administrativas de Itajaí. O secretário municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte, representou o prefeito Volnei Morastoni na solenidade. “Quando foi criado o Espaço AMAmentar no CIS, parecia uma iniciativa tímida, porém em um ano atendemos mais de 400 mulheres. Era um serviço concentrado e resolvemos expandir, como este novo espaço no CRESCEM”, comentou o secretário.

A sala de amamentação foi pensada para reforçar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, sendo uma estratégia direcionada para proteger as crianças da morbimortalidade e reduzir os números de adoecimento e morte. Além do atendimento populacional, a iniciativa visa proteger a apoiar, também, as funcionárias lactantes do CRESCEM.

A primeira que utilizou a sala foi a paciente Francine Gomes Figueiredo, que aprovou o serviço. “É bem interessante essa iniciativa, porque até hoje a mulher sofre preconceito em relação à amamentação. Então é um local que garante segurança e privacidade. Torço para que a ideia se multiplique cada vez mais”, completou a cidadã.

O novo espaço conta com poltrona de amamentação, almofada específica, geladeira exclusiva para armazenamento do leite materno e demais equipamentos para dar apoio às pacientes nesta fase tão importante, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A sala ainda conta com uma decoração especial.

“É um espaço, principalmente, de proteção e apoio ao aleitamento materno, podendo ser utilizado para amamentar, ordenhar o leite materno e, também, configura-se como um espaço para utilização das servidoras lactantes do CRESCEM após o retorno ao trabalho, favorecendo assim a manutenção do aleitamento materno no fim da licença maternidade”, completou Camila Santos do Couto, enfermeira e supervisora da Saúde da Criança da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS).

Nova sala de apoio à amamentação é inaugurada nesta quinta-feira (16)