Mutirão de Castração de Animais de Itajaí realiza primeira ação do ano

Ação, que nesta semana acontece no Parque do Agricultor, já castrou mais de 2.500 cães e gatos
Data de inclusão: 09/02/2023 16:47

O Mutirão de Castração de Animais do Município de Itajaí retomou as atividades em 2023. A sétima edição da iniciativa ocorre nesta semana no pátio do Parque do Agricultor. A ação iniciou na quarta-feira (08) e segue até a sexta (10). A expectativa é castrar quase 300 cães e gatos nessa edição.

Organizado pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), o mutirão castrou até o momento 2.590 animais, entre cães e gatos. Os animais passam pelo procedimento no Castrabus, unidade móvel totalmente equipada para realizar os mutirões itinerantes. As cirurgias são realizadas por médicos veterinários, cirurgiões e anestesista, com apoio de auxiliares.

Por dia, em média, 90 animais são castrados. O gato Benedict de apenas 10 meses e a gata Francesca, de 8 meses, foram castrados na quarta-feira. Max Willian e Isadora Xavier são os tutores do casal de bichanos e aguardaram ansiosos pela cirurgia. “Nós ficamos sabendo do mutirão por amigos que já participaram de outras edições e conseguiram castrar seus animais. Achamos a ação muito boa, resolvemos cadastrar nossos gatos e eles foram selecionados para o procedimento. Esse tipo de iniciativa do INIS é excelente”, destaca Isadora.

Fabrício e Fabiana Vechi também aproveitaram a ação realizada na comunidade da Baía para garantir a castração da gatinha Ermione, de apenas 5 meses. Ainda filhote, a felina foi resgata em um saco de lixo em Camboriú. O caso comoveu a Fabiana, que decidiu adotar a pequena. “A castração evita que histórias como a da nossa gatinha se repitam. Esses mutirões são ótimos para que animais não sejam abandonados nas ruas. Achamos a ação muito boa”, ressalta Fabiana.

Mutirão continua

Para ter acesso a castração, que é oferecida de graça pelo Município, o tutor precisa se enquadrar nos requisitos e fazer o cadastro no INIS. O contato pode ser feito pelo WhatApp (47) 98857-9891 ou presencialmente na sede do instituto, que fica na avenida Vereador Abraão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no Centro de Itajaí. O horário de atendimento é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O animal que passa pelo procedimento recebe um kit com instruções pós-castração, medicação, pomada. Se o animal for fêmea, ainda ganha a roupinha, e se for macho, ganha o cone que auxilia na recuperação pós-cirúrgica. Depois do uso, o tutor pode devolver a roupinha e ou o cone na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), que acolhe animais em situação de risco no município.

Na próxima semana, o Castrabus volta a Itajaí para contemplar mais animais. “Nos dias 14 e 15 de fevereiro os procedimentos serão realizados no bairro Santa Regina, e no dia 16, no bairro Cordeiros. As ações estão previstas para acontecer nas subprefeituras desses bairros. Sempre buscamos organizar um cronograma em regiões diferentes do município para facilitar o acesso dos tutores e seus animais”, destaca Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.

O Mutirão de Castração vai contemplar cinco mil animais em Itajaí e o cadastro de cães e gatos segue aberto. A ação é mais um compromisso do Município de Itajaí e do INIS para garantir o acesso da população mais vulnerável às castrações para seus bichinhos e, assim, garantir o controle de natalidade e amenizar o número de animais abandonados nas ruas.

Como participar do Mutirão de Castração de Animais:

- Pessoa física: moradora de Itajaí, que comprove renda de até três salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até cinco animais.
- Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.
- Organização não Governamental (ONGs): que tenha sede em Itajaí e atue na proteção de animais no município.

Mutirão de Castração de Animais de Itajaí realiza primeira ação do ano