Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

IBGE disponibiliza Disque-Censo para o Município de Itajaí

Contato pelo número 137 pode ser realizado pelos moradores que ainda não foram recenseados
Data de inclusão: 07/02/2023 19:08

Os moradores de Itajaí que ainda não participaram do Censo 2022 têm uma nova ferramenta à disposição: o Disque-Censo pelo número 137. O serviço objetiva alcançar o máximo da população através do contato proativo dos cidadãos que ainda não foram recenseados, para que ninguém fique de fora. A ligação é gratuita e pode ser feita todos os dias, das 8h às 21h30.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Censo 2022, reforça que é um ato de cidadania participar do serviço. Além do cálculo da distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, os dados servem de base para reformulação de políticas públicas mais assertivas como o direcionamento de investimentos em saúde, educação, infraestrutura e programas sociais.

Se você ainda não foi recenseado, antes de ligar é preciso conferir se nenhum outro morador do seu domicílio já respondeu ao Censo. O atendente irá solicitar algumas informações de identificação e endereço para repassar à equipe do respectivo município para fazer a visita. O recenseador entrará em contato presencialmente.

Por precauções de sigilo, o atendimento da ligação não fornece nenhuma informação além da resposta se o domicílio já consta ou não na base. O prazo para atendimento do chamado é de até 30 dias. É importante que o solicitante guarde o número do protocolo, caso queira retornar a ligação para verificar o andamento.

Em Itajaí, um dos principais problemas dos recenseadores é a ausência dos moradores nos domicílios para contato. A cidade registrou 13,8% de ausências.

Quarta maior cidade de SC

A prévia do Censo 2022 aponta Itajaí como a quarta cidade mais populosa de Santa Catarina. O município superou São José e Chapecó e chegou aos 291.169 habitantes, ficando atrás de Joinville (617.979), Florianópolis (574.200) e Blumenau (363.340). 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí