Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ecoponto de Itajaí inicia 2023 com crescimento na coleta de recicláveis

Estrutura localizada em frente ao Centreventos registrou aumento de quase 45% nos descartes no primeiro mês do ano
Data de inclusão: 06/02/2023 16:20

O Ecoponto localizado em frente ao Centreventos de Itajaí iniciou 2023 com crescimento na coleta de todos os tipos de resíduos recicláveis. A estrutura recebeu, em janeiro, 85,68 m³ de materiais, um aumento de 44,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O descarte de pilhas e baterias, eletroeletrônicos, tampinhas plásticas e lâmpadas fluorescentes também cresceu no primeiro mês do ano.

Os principais resíduos recebidos no Ecoponto em janeiro foram papel (31,92 m³), plástico (31,2 m³) e vidro (19,2 m³). O espaço público, que é uma iniciativa do programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí, ainda recebeu 34,1 quilos de pilhas e baterias (15,9% de aumento em relação a janeiro de 2022), 745,1 quilos de eletroeletrônicos (+53,9%), 136 lâmpadas (+0,7%) e 71,1 quilos de tampinhas plásticas (+319%).

“O Ecoponto do Centreventos é uma das estratégias de sucesso do programa Recicla Itajaí. Percebemos isso pela grande adesão da população ao espaço, que novamente registrou dados positivos. A expectativa é que esse crescimento continue e seja ampliado com a implantação do novo Ecoponto no bairro Nossa Senhora das Graças”, destaca a coordenadora do Recicla Itajaí, Rafaela Schütz.

Como funcionam os Ecoponto de Itajaí

O Ecoponto localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

Já o novo Ecoponto instalado na Praça do bairro Nossa Senhora das Graças atende a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 17h20. A nova estrutura foi entregue no início deste mês e está localizada às margens da avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul), entre as ruas Pedro José João e Luís Panca, na entrada da comunidade.

Ambos os espaços recebem vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.

Os materiais descartados nos Ecopontos de Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa Ambylight (descontaminação de pilhas e lâmpadas) e a ONG Amor Animal (tampinhas). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.


Novo PEV

Outro espaço que está em fase de implantação no Município de Itajaí é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de pequenos volumes. O PEV funcionará na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente, e receberá até 1 m³ de materiais por dia por domicílio. Poderão ser descartados no espaço resíduos da construção civil, volumosos (móveis inservíveis, colchões e sofá) e resíduos de poda. A obra tem previsão de ser concluída no primeiro semestre deste ano.

 

Imagens relacionadas

Ecoponto de Itajaí inicia 2023 com crescimento na coleta de recicláveis
Ecoponto de Itajaí inicia 2023 com crescimento na coleta de recicláveis
Ecoponto de Itajaí inicia 2023 com crescimento na coleta de recicláveis
Ecoponto de Itajaí inicia 2023 com crescimento na coleta de recicláveis
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí