Ecoponto de Itajaí inicia 2023 com crescimento na coleta de recicláveis

Estrutura localizada em frente ao Centreventos registrou aumento de quase 45% nos descartes no primeiro mês do ano
Data de inclusão: 06/02/2023 16:20

O Ecoponto localizado em frente ao Centreventos de Itajaí iniciou 2023 com crescimento na coleta de todos os tipos de resíduos recicláveis. A estrutura recebeu, em janeiro, 85,68 m³ de materiais, um aumento de 44,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O descarte de pilhas e baterias, eletroeletrônicos, tampinhas plásticas e lâmpadas fluorescentes também cresceu no primeiro mês do ano.

Os principais resíduos recebidos no Ecoponto em janeiro foram papel (31,92 m³), plástico (31,2 m³) e vidro (19,2 m³). O espaço público, que é uma iniciativa do programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí, ainda recebeu 34,1 quilos de pilhas e baterias (15,9% de aumento em relação a janeiro de 2022), 745,1 quilos de eletroeletrônicos (+53,9%), 136 lâmpadas (+0,7%) e 71,1 quilos de tampinhas plásticas (+319%).

“O Ecoponto do Centreventos é uma das estratégias de sucesso do programa Recicla Itajaí. Percebemos isso pela grande adesão da população ao espaço, que novamente registrou dados positivos. A expectativa é que esse crescimento continue e seja ampliado com a implantação do novo Ecoponto no bairro Nossa Senhora das Graças”, destaca a coordenadora do Recicla Itajaí, Rafaela Schütz.

Como funcionam os Ecoponto de Itajaí

O Ecoponto localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

Já o novo Ecoponto instalado na Praça do bairro Nossa Senhora das Graças atende a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 17h20. A nova estrutura foi entregue no início deste mês e está localizada às margens da avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul), entre as ruas Pedro José João e Luís Panca, na entrada da comunidade.

Ambos os espaços recebem vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.

Os materiais descartados nos Ecopontos de Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa Ambylight (descontaminação de pilhas e lâmpadas) e a ONG Amor Animal (tampinhas). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.

Novo PEV

Outro espaço que está em fase de implantação no Município de Itajaí é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de pequenos volumes. O PEV funcionará na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente, e receberá até 1 m³ de materiais por dia por domicílio. Poderão ser descartados no espaço resíduos da construção civil, volumosos (móveis inservíveis, colchões e sofá) e resíduos de poda. A obra tem previsão de ser concluída no primeiro semestre deste ano.

Ecoponto de Itajaí inicia 2023 com crescimento na coleta de recicláveis