Município de Itajaí realiza uma das maiores operações de abordagem e atendimento às pessoas em situação de rua

A ação começou nesta semana e seguirá em conjunto nos próximos meses
Data de inclusão: 27/01/2023 10:25

O Município de Itajaí, realizou na manhã desta sexta-feira (27), uma das maiores operações de abordagem, orientação e apoio às pessoas em situação de rua. A ação que teve início às 5h e contou com o apoio das guarnições da Polícia Militar, Guarda Municipal (GMI), Codetran, Secretaria de Assistência Social, Vigilância Sanitária e Consultório na Rua.

Com a abordagem de acolhimento, olhar de atenção e cuidado com as pessoas que passam as noites dormindo nas ruas, as equipes se dividiram em dois grupos e iniciaram os trabalhos pelo bairro São Vicente, seguiram pelo São Judas, São João, Centro e encerraram no bairro Fazenda, local onde está localizado o Centro especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). As pessoas que aceitam ajuda são levadas para este espaço para as devidas orientações e encaminhamentos.

Foram realizadas 29 abordagens e, cerca de 10 pessoas aceitaram ir para o Centro Pop. No entanto, somente nesta manhã, 107 pessoas já passaram no local para tomar banho e receber o café da manhã. O Centro Pop fica na Rua Jorge Fernandes, número 107, bairro Fazenda e atende a população em situação de rua, de segunda a sexta das 6h às 18h. Já Abordagem Social é realizada diariamente das 6h às 00h, todos os dias.

O diretor do setor de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Pereira, destacou que o objetivo desta parceria entre a Secretaria de Saúde e os demais órgãos é atender da melhor maneira possível todas as necessidades das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“O olhar da saúde é amplo, porque o SUS é para todos, não tem CEP, nem CPF, ofertamos todos os benefícios e amparo para as pessoas. Nossas Unidades de Saúde estão sempre de portas abertas, mas sabemos que muitos deles têm receio de procurar atendimento, por isso seguiremos apoiando essas e outras ações para acolher a todos que precisarem de atendimento”, explica.

Embora as equipes estejam de prontidão para conversar, entender o porquê a pessoa está naquela situação e verificar se aceita ajuda, há muitos que recusam e preferem continuar andando nas ruas. “As pessoas em situação de rua são um problema social do nosso país, não é algo exclusivo de Itajaí e, por isso, esse trabalho é contínuo por parte da Secretaria de Assistência Social. Nas abordagens, encontramos diversos casos de pessoas que têm passagens pela Polícia por já terem cometido algum tipo de crime, dentre eles estão os usuários de drogas, álcool, entre outras situações. Para nós é importante essa parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal, justamente para dar apoio às nossas equipes”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Geraldi.

A política da assistência social é garantir os direitos da população e dar oportunidades para aqueles que querem ajuda. Todos que são abordados e aceitam ir ao Centro Pop, recebem materiais de higiene para tomar banho e em seguida são servidos com um café da manhã. Além disso, se a pessoa quiser, é possível trocar de roupa e deixar peças na lavação para pegá-las no outro dia limpas e higienizadas. O Centro Pop aceita doações de roupas que estão em boas condições de uso. “Muitos chegam aqui somente com a peça de roupa do corpo, tomam banho, mas vestem a mesma roupa e o mesmo calçado. Por isso, as doações da população são bem-vindas”, comenta a coordenadora do Centro Pop, Juliana Costa.

Segurança e proteção a todos

De maneira democrática e comunitária, as forças de segurança atuam para verificar se a pessoa está com alguma pendência judicial, orientam e apoiam às equipes de trabalho e, também, garantem a segurança de toda população. “Nosso intuito é resolver as situações da melhor forma possível, somos pautados pela redução de danos e práticas não higienistas, porque todos têm o direito de ir e vir. A razão de estarmos aqui é para dar suporte a essas pessoas”, explicou o secretário interino de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Szynkaruk.

O Major Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, Ciro Adriano da Silva, também acompanhou a ação e pontuou que na maioria dos casos, as pessoas que estão nas ruas são moradores da cidade, mas têm algum tipo de dependência química. Nas abordagens isoladas da Polícia, os militares fazem o trabalho de revista e, após verificar se não há nenhuma pendência com justiça, a pessoa é liberada.

“Buscamos não fechar os olhos para a justiça social dessas pessoas em situação de rua, por isso a importância dessas operações em conjunto. Desta maneira o nosso trabalho tem uma continuidade e a pessoa é encaminhada aos demais serviços de saúde e assistência”, pontua o comandante.

A operação de abordagem e apoio entre as forças de segurança, assistência e saúde, seguirá por mais três meses de maneira contínua. O objetivo é atingir o máximo de pessoas em situação de rua para que sejam encaminhadas a terem melhores condições de vida com apoio do Município de Itajaí.