Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Segunda etapa da The Ocean Race 2023 começa nesta quarta-feira (25)

Os barcos IMOCAs largam de Cabo Verde com destino à Cidade do Cabo
Data de inclusão: 25/01/2023 11:53

Após um eletrizante início de regata marcada pela vitória da equipe suíça Holcim-PRB, a segunda etapa da The Ocean Race 2023 começa nesta quarta-feira (25) com a promessa de novas emoções. A próxima fase da competição será de Cabo Verde até a Cidade do Cabo, na África do Sul, um trajeto de 4.600 milhas náuticas. Os barcos IMOCAs, que terão passagem pelo Brasil, largam para a etapa nesta quarta, às 15h10 (horário de Brasília).

Nesta nova etapa será a primeira vez que os barcos IMOCAs, desta vez navegando com tripulação completa, enfrentarão os fortes ventos do atlântico sul durante a seção final da prova. A rota leva a frota ao sul de Cabo Verde, atravessa o Equador e contornará a costa brasileira. O itinerário é escolhido por evitar o sistema de alta pressão do meio-atlântico de Santa Helena. A organização da The Ocean Race prevê um tempo de passagem de 14 a 15 dias, com estimativa de chegada dos principais barcos à Cidade do Cabo por volta de 8 ou 9 de fevereiro.

A largada estará disponível para assistir em live realizada no YouTube, no canal da The Ocean Race com disponibilidade para plataforma brasileira. (Clique aqui e acesse o canal).

Condições climáticas

Após uma semana de ventos fortes na cidade de Cabo Verde, a previsão é que uma onda de ventos leves, de 5 a 8 nós, tomem conta da segunda etapa da maior regata transoceânica do mundo. A probabilidade é que os ventos fracos impactem a frota durante a segunda perna oceânica, pois a área é notória por essas condições e células de trovões na linha do Equador, tornando a etapa um pouco mais lenta.

"Primeiro teremos de gerir a sombra do vento das ilhas porque são altas, além do vento fraco", disse Robert Stanjek, membro da equipe Guyot environment - Team Europe.

Com a largada marcada para 17h10 em horário local (15:10 no horário de Brasília), o início será cerca de 90 minutos antes do pôr do sol. A parte inicial contará com muitas manobras, tornando difícil que as equipes consigam descansar.

“A primeira parte da corrida será super tática e haverá muitas oportunidades, então todos precisaremos estar muito ligados desde o início”, disse Will Harris, capitão do Team Malizia.

The Ocean Race em Itajaí

Após a segunda etapa, os barcos partirão da Cidade do Cabo e terão pela frente a prova mais difícil da história da The Ocean Race: serão mais de 12 mil milhas náuticas até Itajaí. A previsão é que os barcos cheguem ao Brasil no início de abril deste ano. A Ocean Live Park do município abrirá suas portas no dia 29 de março, com diversas atrações gratuitas, no Centreventos. 

Imagens relacionadas

Segunda etapa da The Ocean Race 2023 começa nesta quarta-feira (25)
Segunda etapa da The Ocean Race 2023 começa nesta quarta-feira (25)
Segunda etapa da The Ocean Race 2023 começa nesta quarta-feira (25)
Segunda etapa da The Ocean Race 2023 começa nesta quarta-feira (25)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí