Força-tarefa trabalha no auxílio à comunidade em Itajaí

Ações visam amenizar impactos das chuvas intensas nos últimos dias
Data de inclusão: 20/12/2022 14:06

O Município de Itajaí realiza uma força-tarefa desde as primeiras horas desta terça-feira (20), após as chuvas intensas registradas, para auxiliar as comunidades mais atingidas. Por conta da chuva persistente e volumosa a Defesa Civil de Itajaí está em estado de alerta. Com o solo encharcado segue o risco alto para deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Os acumulados de chuva dos últimos dias já somam valores acima de 350 milímetros e alagamentos foram registrados em praticamente todos os bairros da cidade. Três abrigos já estão abertos para o atendimento as famílias desalojadas no Parque do Agricultor, na Igreja São Cristovão, em Cordeiros e na Igreja da Fazenda.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana, Defesa Civil, Guarda Municipal, Codetran, Assistência Social e Corpo de Bombeiros trabalham no auxílio a população, limpeza das ruas e recolhimento de vegetações em localidades mais afetadas, como Ressacada, Portal 1, Portal 2, Nossa Senhora das Graças, Cordeiros e nas comunidades do interior do município.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 60 ocorrências foram contabilizadas até o final da manhã. Entre os relatos estão deslizamentos na escadaria do Morro do Bem Te Vi, em Cabeçudas, na Vila da Paz e no Espinheiros.

Com a chuva intensa, volumosa o solo permanece encharcado com risco para alagamentos e deslizamentos, o órgão de segurança e proteção continua o acompanhamento das condições climáticas e das áreas de encosta do município, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como, inclinação de postes e árvores.

Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais.

Força-tarefa trabalha no auxílio à comunidade em Itajaí