Itajaí recebe homenagem durante segunda escala do cruzeiro MSC Armonia

Solenidade ocorreu neste sábado (17) a bordo do transatlântico
Data de inclusão: 17/12/2022 16:48

Itajaí recebeu neste sábado (17) a segunda escala do MSC Armonia. Ao todo, foram realizados 3,2 mil embarques e desembarques no transatlântico, que realiza rotas pela Argentina e Uruguai, além de praias brasileiras. Para celebrar o início da temporada, que será a maior da história da cidade, representantes da MSC Cruzeiros e do Município de Itajaí participaram de uma cerimônia de troca de placas a bordo do navio.

A solenidade tem o objetivo de homenagear todos que participaram da organização e logística para recebimento dos cruzeiros em Itajaí. Além do Município, a cerimônia também reconheceu o trabalho das autoridades portuárias, da Marinha do Brasil, Polícia Federal e Receita Federal.

A diretora de serviços e operações portuárias da MSC Cruzeiros, Márcia Leite, lembrou sobre a redução das escalas de navios nos últimos anos devido à pandemia de Covid-19 e destacou a retomada da temporada de cruzeiros neste ano, que terá seis navios da empresa operando no país. “A MSC continua liderando o mercado brasileiro e esse ano nós chegaremos a mais de 65% do market share no Brasil. Com certeza, nada disso teria sido possível sem ajuda de vocês. Reitero nossos agradecimentos a todos os parceiros, à Secretaria de Turismo e ao Porto”, enfatizou.

O secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, também agradeceu a todos os envolvidos na operação de cruzeiros e disse que a cidade quer crescer ainda mais no setor.

“Quando iniciamos o governo, em 2017, o prefeito Volnei Morastoni nos deu a missão de retomar as escalas de cruzeiros. Realizamos os contatos, ofertamos a nossa parceria às empresas e agora teremos a maior temporada da nossa história. E os planos de Itajaí são de aumento, não queremos ficar só no trânsito, só no embarque. Hoje somos homeport da MSC, mas queremos ter um terminal de passageiros para seguir crescendo a cada ano. Queremos Itajaí sempre no mapa dos cruzeiros”, ressaltou Neiva.

Maior temporada da história

Único porto de embarque e desembarque da MSC Cruzeiros no sul do país, Itajaí receberá nesta temporada 13 escalas de navios da empresa. Os embarques e desembarques ocorrerão semanalmente até fevereiro do ano que vem. O cruzeiro MSC Armonia será o responsável pelas atracações na cidade. Haverá ainda uma escala do MSC Musica, no dia 20 de janeiro.

A próxima atracação na cidade será no dia 23 de dezembro. Nesta data, o MSC Armonia tem previstos 2,2 mil embarques e desembarques.

Além dos navios da MSC Cruzeiro, estão previstas nesta temporada 10 escalas do navio Costa Favolosa, que fará cerca de 1 mil embarques e desembarques na cidade a cada atracação. A primeira escala acontecerá no dia 25 de dezembro deste ano. O MS Marina é outro transatlântico que passará por Itajaí, com uma escala prevista para 13 de janeiro de 2023.

As 24 escalas previstas, com mais de 71 mil passageiros circulando pela cidade, farão a maior temporada de cruzeiros da história de Itajaí. Serão mais de 22,5 mil embarques e desembarques até o dia 26 de fevereiro de 2023. A expectativa é movimentar quase R$ 26 milhões na economia local.

“Essas operações de navios de cruzeiro são fundamentais para nossa cidade. Somente neste ano receberemos mais de 71 mil passageiros. Sem dúvidas, é um dos grandes vetores de desenvolvimento da nossa economia, que vem crescendo a cada ano. Nós estamos trabalhando para qualificar cada vez mais o nosso comércio, o nosso setor de serviços para fortalecer essa parceria de desenvolvimento da cidade e das atividades que são características”, complementa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

Itajaí recebe homenagem durante segunda escala do cruzeiro MSC Armonia