Controladoria-Geral capacita servidores e sociedade civil em novo sistema de gestão

Próxima aula para membros e mesas diretoras dos conselhos e comissões municipais acontece nesta quinta-feira (15), a partir das 14h
Data de inclusão: 14/12/2022 18:56

A Controladoria-Geral de Itajaí realiza, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), capacitações on-line para operação do novo sistema de gestão de controladorias. O software de Controle Interno, adquirido pelo órgão, tem como objetivo incrementar a credibilidade da gestão pública, por meio da melhoria na aderência a normativas, na transparência e na ética.

Nesta quarta-feira, foi promovido o módulo “Transferências voluntárias” para treinamento dos agentes de entidades das organizações da sociedade civil. Na quinta, será a vez dos membros e mesas diretoras dos conselhos e comissões municipais, que serão capacitados em “Controle de Conselhos e Comissões”. A transmissão do treinamento ocorrerá no canal de YouTube do Município de Itajaí, das 14h às 17h. Posteriormente, as duas aulas ficarão disponíveis no canal.

“Antes da aquisição do software, o trabalho da Controladoria-Geral era realizado de forma manual, com as informações dispersas entre os diversos setores e sistemas. O software vem para estruturar essas informações, otimizar e tornar as atividades dos servidores da Controladoria mais eficientes. Além de fortalecer a relação entre a administração pública e sociedade civil organizada”, explica a Controladora-Geral do Município, Morgana Maria Philippi.

O novo sistema de gestão de controlarias é composto pelos módulos de controle interno, análise gerencial, gestão de recursos antecipados e controle de conselhos e comissões.Os servidores municipais que operam a ferramenta já foram capacitados em outubro.

O que faz a Controladoria-Geral

A Controladoria-Geral do Município de Itajaí é a Unidade Central do Sistema de Controle Interno e tem a função de orientar, fiscalizar e controlar as contas públicas. A Controladoria realiza auditorias e avalia os atos de gestão dos administradores públicos, sempre zelando pelos princípios da Administração Pública.