7º Capoezade tem programação gratuita até domingo (18) em Itajaí

Projeto tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 13/12/2022 14:14

A 7ª edição do Capoezade começou na segunda-feira (12) e segue até domingo (18), em Itajaí. O evento promove a integração da comunidade com a cultura popular, mais especificamente com a capoeira, tem programação gratuita e aberta ao público. A iniciativa ocorrerá em dois locais diferentes da cidade. Entre segunda (12) e quinta-feira (15), e também no sábado (17) e domingo (18), será realizado no CEU - Centro de Artes e Esporte Unificados de Itajaí, no São Vicente. Já na sexta-feira (16), a ação ocorrerá no E.E.B. Deputado Nilton Kucker (auditório). A programação completa pode ser conferida no final desta matéria.

Nove mestres participarão do evento, que tem como foco a capoeira, expressão cultural que combina arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014. O Capoezade foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Município de Itajaí.

O evento é aberto a todas as pessoas, sejam elas praticantes de capoeira ou não, independente de gênero ou classe social, acima de três anos de idade, incluindo pessoas com deficiência e idosos. As oficinas também serão abertas ao público, sendo o único critério ter mais de cinco anos de idade para participação. Serão 60 vagas para cada oficina a serem preenchidas na hora, por ordem de chegada.

As oficinas ocorrerão de segunda (12) e sexta-feira (16) e serão ministradas pelos mestres: Professora Foguetinho, de Itajaí (SC); Mestre Dourado, de Balneário Camboriú (SC); Mestre Barraca, de Itajaí (SC); Mestre Latino, de Navegantes (SC); Mestre Foca, de Planalto (PR); Mestre Guerreiro, de Barra Velha (SC); Contramestre Canarinho, de Araucaria (PR); Mestre Careca, de Itajaí (SC); e Mestre Capelão, de Passos de Torres (RS). Também serão realizadas oficinas de musicalidade na capoeira e desenvolvimento motor na capoeira, em uma imersão na história da capoeira na Angola, lidando ainda com capoeira lúdica e de recreação.

Além das oficinas, na sexta-feira (16), das 20h às 23h, ocorrerá a Noite dos Cantadores, com a participação de 20 artistas que apresentam suas composições com temas que valorizam e preservam a memória da capoeira e sua filosofia de vida. Já no sábado (17), das 13h30 às 18h, ocorrerá o campeonato de capoeira, com 18 categorias para participantes a partir de três anos de idade.

Para encerrar o evento, domingo (18), das 14h às 18h, será realizado o batizado, troca de graduações e encerramento. Neste ano, além de ser gratuito e aberto ao público, outra contrapartida do projeto será a gravação em estúdio e lançamento nas plataformas digitais da canção campeã da Noite dos Cantadores, visando à difusão e maior alcance público da cultura da capoeira.

O Capoezade tem como proponente o mestre Cachorro, Edson Souza, e vêm se consolidando ao longo dos anos. Em 2021, reuniu mais de 500 pessoas em três dias de programação. Entre os objetivos do evento estão: realizar oficinas com mestres de capoeira, oportunizar o acesso da população à cultura popular de forma gratuita, além de contribuir para a profissionalização dos grupos de capoeira e incentivar a formação de profissionais da capoeira.

Confira a programação completa para os próximos dias:

13 de dezembro - 18h às 19h30 - Oficina de Recreação Infantil, com Mestre Dourado, de Balneário Camboriú (SC)

13 de dezembro - 19h30 às 21h - Oficina de Maculelê, com Prof. Foguetinho, de Itajaí (SC)

14 de dezembro - 18h às 19h30 - Oficina de Movimentações de Golpes de Capoeira, com Mestre Guerreiro, de Barra Velha (SC)

14 de dezembro - 19h30 às 21h - Oficina de Alongamento e Flexibilidade, com Contramestre Canarinho, de Araucaria (PR)

15 de dezembro - 18h às 19h30 - Oficina de Movimentação e Acrobacias, com Mestre Capelão, de Passos de Torres (RS)

15 de dezembro - 19h30 às 21h - Oficina de Fundamentação no Jogo da Capoeira, com Mestre Foca, de Planalto (PR)

16 de dezembro - 19h às 20h - Oficina de Musicalidade, com Mestre Latino, de Navegantes (SC)

16 de dezembro - 20h às 23h - Noite dos Cantadores

17 de dezembro - 13h30 às 18h - Campeonato de Capoeira

18 de dezembro - 14h às 18h - Batizado e Troca de Graduações e Encerramento do Evento

Produção: (47) 9 9696-6404 – Andréa