Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas realiza exposição itinerante

Mostra, que já esteve na unidade e na Secretaria de Educação, vai percorrer outros prédios públicos e o shopping em 2023
Data de inclusão: 08/12/2022 15:47

Humanos é o nome da exposição que começou dentro da Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas e, em 2023, irá ganhar destaque em outros prédios públicos e no shopping da cidade. A mostra da unidade do bairro Itaipava também passou pelo prédio administrativo da Secretaria de Educação neste ano. O objetivo da iniciativa é trabalhar as desigualdades sociais e a diversidade de pessoas.

“Todos somos humanos, devemos ter respeito por todas as pessoas, independente das suas raças, cor, credo, religião”, explica o professor Onoél Neves, idealizador do projeto.

Ao longo deste ano, o professor e 356 alunos do 4º ao 9º ano da unidade de ensino estudaram o trabalho da artista Angélia Dass, que traz uma reflexão sobre a cor da pele e demonstra que o que define o ser humano é a sua singularidade e, portanto, a sua diversidade. E foi em busca do conhecimento miscigenatório existente em Itajaí, com foco na diversidade humana, que o grupo desenvolveu o projeto Humanos. A ação culminou em uma série de fotografias, que ganharam quadros e que hoje integram a exposição itinerante. Ainda não há data definida para as próximas exibições da iniciativa.

“Ao todo, tivemos quase 400 fotos produzidas. Dessas, 18 viraram grandes quadros que estão na nossa exposição, que vai percorrer outros prédios públicos de Itajaí em 2023, como a Câmara de Vereadores, a Prefeitura e até o shopping da nossa cidade”, comenta a diretora da escola, Patrícia Calda.

As fotos foram produzidas durante as aulas de fotografia da Educação Integral da unidade, no contraturno escolar. Na ocasião, todos os estudantes e alguns profissionais da unidade foram clicados pelos próprios alunos.

“Através do projeto criamos situações que procuram sacudir estigmas sociais historicamente estabelecidos, exercitando nossas lembranças, nossas associações e nossa sensibilidade. O convite e o suporte para falar da diversidade humana é fundamental para nossa sobrevivência. Por isso, busco sempre desenvolver a temática em sala de aula com os meus alunos e o resultado está aí, uma linda exposição, que ainda poderá ser conferida por muita gente, com abordagens das temáticas de políticas públicas e sociais”, detalha o professor Onoél.