Município de Itajaí recebe certificação inédita pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Durante a entrega, que ocorreu na quarta-feira (07), a cidade também recebeu Selo Ouro de Boas Práticas rumo à eliminação de sífilis congênita
Data de inclusão: 08/12/2022 14:36

O Município de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu uma certificação nacional inédita pela eliminação da transmissão vertical do HIV. A solenidade ocorreu na quarta-feira (07), em Brasília. Somente Itajaí e outros três municípios de Santa Catarina foram contemplados. Além da certificação, o Município recebeu o Selo Ouro de Boas Práticas rumo à eliminação de sífilis congênita.

"Estas ações, para eliminação do HIV de forma congênita, são esforços realizados em conjunto por todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, desde o primeiro vínculo da paciente na Atenção Básica até os atendimentos no CEREDI, na maternidade, o trabalho da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Municipal, englobando todos os serviços de saúde", afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Entre as principais ações desenvolvidas para obtenção da certificação está a realização de um pré-natal de qualidade nas unidades básicas de saúde do município, com a captação da gestante precocemente e a realização dos exames necessários. Destaque também para a assistência especializada às gestantes e crianças expostas ao HIV no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) e a facilidade de testagem rápida para a doença nas unidades básicas e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município.

"Esta certificação valida a luta de Itajaí contra a Aids, que começou há mais de 30 anos. Nosso objetivo sempre foi buscar a eliminação da transmissão vertical do HIV", completou Paola.