Estudantes com deficiência lançam livro na Escola Básica José Potter

Através de histórias em quadrinhos, as autoras revelam a realidade das meninas atípicas na unidade
Data de inclusão: 06/12/2022 14:32

Nove alunas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), estudantes da Escola Básica José Potter, do bairro Espinheiros lançaram o livro “Neurodiversas – Desafios de ser menina atípica na escola”. Cada uma com sua melhor habilidade ajudou a produzir todo roteiro, escrita, pintura, escolha de personagens, história e dramatização do livro, que traz uma proposta de repensar as atitudes em relação ao respeito à diversidade na escola.

“Ao longo deste ano, trabalhamos com essas alunas, na Sala de Recursos Multifuncionais, o projeto de escrita do livro. Como desde o primeiro dia de aula, socializar pode ser um desafio, todas decidiram relatar em forma de história em quadrinhos, a sua realidade vivida na escola. A partir desta inciativa, percebemos uma melhora significativa na autonomia e na independência das autoras. Os pais também aprovaram o projeto e foram muito participativos na produção, execução e lançamento da obra”, comemorou a professora Aline Seubert.

O projeto também contou com o apoio da professora Isabel Lopes, de uma psicóloga e uma neuropediatra. Todo custo do livro foi feito com o apoio da comunidade, através da venda de uma rifa solidária. Cada autora recebeu uma cópia do livro.

“O grande lançamento dessa obra foi no dia 02 de dezembro, durante a nossa noite de talentos. Durante o evento, as alunas puderam apresentar o livro, contar sobre a produção e a história desenvolvida, para toda a comunidade escolar. Todos adoraram”, frisou a diretora da escola, Luciana Rebelo.

Para ter acesso ao livro é só fazer o download no final da matéria.

Estudantes com deficiência lançam livro na Escola Básica José Potter

Arquivos Relacionados