Itajaí ganha reforço na segurança pública com 14 novos guardas municipais

Efetivo da Guarda Municipal de Itajaí (GMI) é composto por 81 agentes
Data de inclusão: 05/12/2022 08:48

A segurança pública de Itajaí tem o reforço de 14 novos guardas municipais. Os agentes realizaram o curso de formação na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF). Os novos integrantes faziam parte do cadastro de reserva do Concurso Público 001/2017 e agora integram o efetivo da Guarda Municipal de Itajaí (GMI), que será composto por 81 agentes.

Durante o curso de formação os guardas municipais concluíram uma carga horária de mais de 600 hora/aulas. Os conteúdos abordaram armamento e tiro, direção defensiva, defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar, fiscalização, abordagem e direitos humanos.

“Foi de suma importância essa parceria com a Polícia Rodoviária Federal para a formação dos nossos guardas municipais. Os agentes tiveram uma formação profissional de qualidade na UniPRF e, dessa forma, auxiliarão o efetivo na segurança da comunidade de Itajaí”, ressalta o coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Marco Antonio Otavio.

A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a realizar um curso de formação de forma integral, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal. A ação tem custo zero para os cofres municipais, pois os guardas ingressaram na formação juntamente com uma turma de policiais rodoviários federais.

Em outubro, os agentes realizaram o estágio supervisionado na 34ª Marejada e, no mês passado, foram instruídos por guardas municipais da primeira turma em mais de 250 horas. Entre os conteúdos abordados estão: comunicação via rádio, confecção de relatórios, legislação, low light, retenção e contra retenção de armamento.

“Foram mais de 800 horas/aulas em que os alunos puderam aprender na prática o trabalho desenvolvido pela GMI nas ruas da cidade. É fundamental a manutenção desse aprendizado para o desenvolvimento de um trabalho de excelência à população de Itajaí”, finaliza o coordenador Marco Antonio Otavio.

Mais de 12 mil atendimentos prestados em 2022

Um dos grandes anseios da população, a Guarda Municipal de Itajaí atua há mais de três anos pelas ruas da cidade. Com o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal através de políticas públicas de prevenção às violências e de forma articulada e democrática com entidades parceiras, o efetivo atendeu mais de 12 mil ocorrências em 2022 e se consolida como uma importante estratégia para garantia da segurança pública. O órgão ainda participa de operações em conjunto com as Polícias Civil e Militar.

Entre os principais atendimentos prestados junto à população itajaiense estão: cumprimento de mandado de prisão ativo, prevenção de crimes ambientais e maus tratos a animais, recuperação de bens e veículos furtados, atendimento de casos de violência doméstica, perturbação do sossego público, auxílio a crianças com problemas de saúde, embriaguez ao volante e apoio a acidentes de trânsito.

Itajaí ganha reforço na segurança pública com 14 novos guardas municipais