Município realiza força-tarefa para auxiliar a população e recuperar ruas em Itajaí

Amenizar os impactos das chuvas intensas nos últimos dias é o objetivo das ações
Data de inclusão: 01/12/2022 16:03

Devido às chuvas intensas registradas, o Município de Itajaí realiza uma força-tarefa desde as primeiras horas desta quinta-feira (01) para recuperar as ruas da cidade, principalmente no interior, local mais atingido. O objetivo é atender os cidadãos, fazer a limpeza das ruas e recolher resto de vegetações em localidades mais afetadas, como Limoeiro, Campeche, Brilhante e KM12. Conforme a Defesa Civil, foram registrados mais de 250 milímetros de chuva na cidade nos últimos dias.

Até o momento, foram atendidas mais de 50 ocorrências pelas equipes do Município. Entre elas: deslizamentos de terra na rodovia Jorge Lacerda e nos bairros Ressacada e Limoeiro, quedas de árvores no bairro São Judas e no interior da cidade, além de diversos alagamentos. Devido ao grande volume de água em decorrência das chuvas, também foi necessário interditar Ponte Pênsil do Campeche. Equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana e Corpo de Bombeiros seguem com os trabalhos nos próximos dias.

Unidades escolares têm atividades comprometidas

Em virtude das fortes chuvas e dos alagamentos que se formaram, cinco unidades escolares do município precisaram suspender as aulas nesta quinta-feira (01). As escolas básicas Martinho Gervasi, no Brilhante II, e Duque de Caxias, no Campeche, além dos CEIs Katiuscia da Graça Vicente, também no Campeche, Antônio Nicoletti, no Brilhante II, e Antônio Merlo, no Limoeiro, tiveram as atividades comprometidas.

As unidades não sofreram danos estruturais graves, mas tanto as famílias, quanto a equipe de profissionais, não conseguiram chegar aos espaços, em virtude do grande volume de água nas ruas que dão acesso às escolas ou centros de educação infantil. A Secretaria de Educação ainda avalia como ficará a situação dessas unidades para as aulas desta sexta-feira (02).

O serviço de transporte coletivo também foi comprometido nas localidades São Roque/Boa Vista (linha 700), Brilhante (linha 905) e Campeche/Limoeiro (linha 907) por conta do alagamento de vias. Ainda foram registrados alagamentos em outros bairros que comprometeram o cumprimento de viagens das linhas 100 (Fazenda/Ressacada), 250/275 (Bambuzal), 300 (Rio Bonito), 350 (São Vicente), 401 (Cidade Nova/Praia Brava) e 405 (Cidade Nova/Rua Brusque). A empresa Transpiedade monitora os pontos de interdição e retomará as atividades nos locais atingidos assim que o nível das águas diminuir.

Estado de alerta

A Defesa Civil passou para estado de alerta devido ao grande volume de chuvas das últimas 24 horas e das ocorrências registradas no interior, bem como pelo solo permanecer encharcado com risco alto para deslizamentos. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e auxilia a comunidade durante 24 horas, além de vistoriar pontos de possíveis alagamentos. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo 199. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelo Facebook.

Previsão do tempo

O tempo chuvoso deve apresentar melhora nos próximas dias. Nesta quinta-feira (01), a previsão é de céu encoberto com algumas aberturas de sol, que auxiliam na elevação da temperatura. Há ainda condição para pancadas isoladas de chuva acompanhadas de algumas trovoadas. Para sexta-feira (02), estão previstos bons períodos de sol com chuva ocasional de forma localizada. A temperatura estará em elevação, com mínimas entre 20/22°C e máximas entre 27/30°C.

Abastecimento de água

O Semasa recomenda à população que faça economia de água nas próximas horas. Nesta quinta-feira (01), foi detectado um alto índice de turbidez no ponto de captação de água, no canal retificado do Itajaí-Mirim. Por volta das 11h, o nível chegou em 1224 unidades, sendo que o adequado para o funcionamento pleno do sistema é 100 unidades de turbidez. O problema decorre do grande volume de chuvas dos últimos dias, a montante do ponto de captação, o que provoca arraste de entulhos e demais resíduos, os quais dificultam o tratamento para tornar a água potável.

Aos consumidores do Limoeiro, o Semasa também reforça a necessidade da população do bairro praticar economia de água nas próximas horas, devido à alta turbidez no ponto de captação o Ribeirão Mineral, que abastece a localidade. Essa situação dificulta o tratamento e fornecimento de água.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Limoeiro teve sua operação de tratamento paralisada. Por volta das 11h, o reservatório ainda apresentava 44% de sua capacidade total de reservação, que é de 800 mil litros. O reservatório da ETA São Roque estava em 72% de sua capacidade. Já o reservatório da ETA Arapongas apresentava 85% do total disponível de água tratada.

Novas atualizações serão publicadas no site www.semasaitajai.com.br e em nossas redes sociais. Em caso de necessidade, procure os canais de atendimento 24 horas do Semasa no 0800 645 0195, 115, 3344-9000 ou Whatsapp/Telegram (47) 99261-3492.