Teatro Municipal recebe recitais de ballet do programa Arte nos Bairros

Apresentações ocorrerão na segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30), com entrada franca
Data de inclusão: 24/11/2022 13:19

O palco do Teatro Municipal de Itajaí será ocupado por mais de 250 bailarinas, alunas do programa Arte nos Bairros, na próxima segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30), às 20h. Vinte e três turmas das oficinas de ballet infanto-juvenil, ministradas por quatro professoras em polos de quatro bairros da cidade, se apresentarão no espaço. A entrada é franca e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou diretamente com as professoras.

Na segunda-feira (28), o recital será das alunas da professora Jacilene de Abreu Bailva, que participam do curso de ballet nos bairros Portal, Santa Regina e Salseiros. Mais de 150 bailarinas, com idade entre 3 e 12 anos, irão compor 11 coreografias.

Terça-feira (29), seis turmas da oficina “Ballet Jazz Ana Vanzuita – Programa Arte nos Bairros” apresentarão 15 coreografias. As bailarinas são crianças e adolescentes e cursaram a oficina do Arte nos Bairros na Casa da Cultura (centro).

Na última noite (30) de recitais, o “Ballet da Cidade de Itajaí” apresentará o espetáculo “Um sonho de boneca”. Haverá a participação de 55 alunas com idade entre 3 e 17 anos, que foram conduzidas neste ano pelas professoras Hantiela Salerno e Giovanna Garcia da Rocha, também no polo da Casa da Cultura.

O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, conta que estes recitais costumam ser emocionantes e, este ano, têm um toque ainda mais especial: “Muitas alunas nunca se apresentaram e foram ao teatro. O mesmo acontece com algumas das famílias e do público que prestigia estas apresentações. Portanto, este contexto envolve ineditismo e comoção geral. Além disso, com a pandemia, não temos estas apresentações desde 2019. Então, certamente teremos momentos de encantamento e muita emoção”, afirma.

Sobre o Arte nos Bairros

Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí já atendeu mais de 10 mil alunos com oficinas gratuitas nas mais diversas linguagens artísticas. Em 2020, as aulas presenciais foram suspensas por conta da pandemia da Covid-19, mas surgiram novas formas de ensino por meio de plataformas on-line. Em 2021, o programa seguiu em formato híbrido, com aulas remotas e presenciais. Neste ano, foram ofertados mais de 30 cursos em 87 polos localizados em 29 bairros da cidade.

Teatro Municipal recebe recitais de ballet do programa Arte nos Bairros