Município de Itajaí realiza primeira pré-conferência de saúde temática

Ação sobre grupos étnico-raciais reuniu 31 participantes
Data de inclusão: 24/11/2022 12:06

Na última terça-feira (22), o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), realizou a primeira pré-conferência de saúde temática sobre grupos étnico-raciais com representatividade negra, indígena e das comunidades originárias e tradicionais. O evento, que foi aberto à comunidade, ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e reuniu 31 participantes, entre população em geral, gestores e profissionais de saúde.

Durante a pré-conferência, foram apresentadas diversas sugestão para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade levando em consideração as demandas destas populações. Entre as principais propostas apresentadas estão: melhoria do acesso e acolhimento às comunidades negras e indígenas, humanização do atendimento, criação de protocolos para atendimento às doenças crônicas não transmissíveis, criação de protocolos para atendimento de pacientes com anemia falciforme, qualificação dos profissionais nas especificidades do atendimento às pessoas negras do município, e treinamento e incentivo ao preenchimento do quesito raça/cor em todos os documentos de saúde do município.

A ação é preparatória para a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Itajaí, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de março de 2023, no campus da Univali. O objetivo do evento é avaliar e discutir as políticas de saúde do município com a participação de profissionais de saúde, gestores e comunidade.

Município de Itajaí realiza primeira pré-conferência de saúde temática